Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento organizacional

As organizações exercem um papel considerável na vida das pessoas, pois modelam os seus comportamentos e podem influenciar nas necessidades e motivos dos indivíduos emdiferentes organizações, ou em grupos das mesmas, podendo assim incentivar a produtividade. O comportamento organizacional caracteriza-se pelo poder em superar as pressões sociais, econômicas,culturais, tecnológicas e políticas.

O Comportamento Organizacional é o estudo sistemático do comportamento humano focando as ações e atitudes do indivíduo, de grupos no meio organizacional. Assim criameios para alcançar a produtividade, reduzir o absenteísmo além de promover a cidadania organizacional. Além de focalizar comportamentos observáveis e ações interiores como pensar, perceber e decidir.Estuda o comportamento das pessoas do grupo e seus impactos, pois os grupos e organizações se comportam diferentes dos indivíduos.

O Homem atual busca o seu autoconhecimento, para isso procuraconhecer-se melhor, seja com relação a si, ou seja, em relação aos outros com os quais convivem. E assim nasce o comportamento organizacional, que tem como característica explicar, prever e controlar ocomportamento do indivíduo no meio laboral. Os principais benefícios do estudo do comportamento organizacional são: o desenvolvimento de Habilidades - uma pessoa precisa de habilidades relacionadas àdisciplina e habilidades gerais; o crescimento pessoal - realização pessoal resultante de compreender os outros; melhoria da eficácia organizacional - porque revela fatores que contribuem para, ouimpedem o desempenho eficaz. E através desses benefícios aprimora-se o estudo do comportamento organizacional dentro das empresas, fazendo estudo de caso que possibilitem um melhor desempenho das pessoasdentro das organizações.

De acordo com Porter (1999) a competição em nível global exige uma nova integração entre as políticas econômica e social, enquanto a política econômica procura incentivar...
tracking img