Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
eCapítulo 2
O que vem a ser Comportamento Organizacional

Hoje ninguém duvida de que as organizações necessitam conhecimentos de finanças, de marketing e produção, só para exemplificar algumasáreas, para terem êxito em suas atividades. Mas por que Comportamento Organizacional? Qual sua importância na performance das empresas? Se uma empresa tem um produto razoavelmente bom, não será talproduto consumido pelo mercado, ainda que ela não tenha uma força de trabalho muito contente, motivada e realmente engajada no trabalho? A resposta a tal questionamento é: “talvez no curto prazo”.Mas no momento em que pensamos já ao médio prazo- lembrando sempre que as organizações são pessoas que nelas operam-, é à força de trabalho, as pessoas, que dão sustentação a uma produção constante ede qualidade. E é ai que o entendimento do que motiva os indivíduos, os grupos e o relacionamento da empresa com o seu ambiente entra em jogo. E é exatamente esta área coberta pelo que chamamos deComportamento Organizacional. Exemplo:
Você vai ao supermercado, um domingo pela manhã, para fazer as compras da semana e ao pedir ao jovem que atende no açougue por um peso de carne que não tenhagordura você é presenteado com a seguinte resposta: “A carne é assim mesma. Se o senhor deseja sem gordura, pode tira-la em casa”.
Depois desta você possivelmente não irá mais retornar a essesuper. Mas vamos tentar analisar o ocorrido e tentar buscar uma explicação. A razão pode ser:
a) A péssima educação do atendente;
b) O mau humor, talvez momentâneo, depois de uma noite “mal dormida”;c) Falta de treinamento para saber lidar polidamente e com civilidade com o cliente;
d) Longas horas de trabalho e fadiga;
e) Dificuldades domésticas tais como briga em casa, com a mulher ou comos filhos;
f) Baixa motivação face ao baixo salário que percebe;
g) Crise econômica e ele esta prestes a ser despedido;
h) Um supervisor mal-encarado com o qual não se relaciona e “desconta no...
tracking img