Comportamento do cliente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO

EDILANE RODRIGUES DOS SANTOS

comportamento do cliente

São Lourenço Do Oeste
2009
edilane rodrigues dos santos

comportamento do cliente

Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comportamentodo Cliente.

Orientador: Prof. Fábio Luis Iwakura.

São Lourenço Do Oeste

2009

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------- 04
DESENVOLVIMENTO ------------------------------------------------------- 05
CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------ 11REFERÊNCIAS ---------------------------------------------------------------- 12

Introdução

Com o grande avanço da tecnologia, e da globalização se faz necessário conhecer o comportamento de seus clientes, o que querem, como tomam suas decisões sobre a compra, o que lhes agrada ou decepciona, qual o perfil de sue cliente, como as características pessoais e os fatores psicológicosinfluenciam no seu comportamento, buscar compreender o cliente ou consumidor num todo para que as organizações consigam obter êxito em seu mercado.
O objetivo é buscar todas as informações possíveis para a compreensão do comportamento do consumidor os fatores que influenciam no processo de decisão de compra dos consumidores.

O comportamento do cliente e os fatores que influenciamno processo de compra.

Nos dias atuais as empresas devem voltar seu mercado para os clientes procurar ouvir e atender as suas necessidades, cada um tem uma maneira especial de se comportar em relação a uma compra.Procurar saber o que seus clientes desejam, esperam, gosta ou detestam é fundamental para o pleno sucesso de uma organização. Com o avanço da tecnologia o cliente tem um grandepoder por isso é preciso compreendê-lo para suprir suas necessidades e assim conseguir sua satisfação. A satisfação de um cliente começa quando ele é compreendido. Com clientes mais exigentes há a necessidade de ofertar produtos e serviços de ótima qualidade. E para conquistar a confiança dos clientes é necessário inovação. São vários os fatores internos e externos que influenciam o processo edecisão de compra dos consumidores. Alguns autores têm uma visão diferenciada de como os fatores podem influenciar os consumidores. Para Churchill e Peter o consumidor sofre influências sociais e situacionais. Para Engel são influenciadas pelas diferenças individuais, pelos fatores pessoais e pelas influencias do ambiente. Já Solomon, Schiffman e kanuk entendem que as pessoas são influenciadas pelosfatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Estes conceitos são os mais estudados pelas organizações.
Todas as organizações devem estar preparadas para lidar com as diferenças culturais de um país, estado ou cidades, onde apresentam seus produtos, é preciso uma pesquisa detalhada dos traços culturais desses locais, pois os fatores culturais têm grandes influencia no processo edecisão de compra. Conhecendo o consumidor a empresa também saberá como ofertar seus produtos para satisfazer os mesmo.
Dentro desses fatores destaca-se a cultura e a subcultura.
Cultura são os valores e crenças criados pela sociedade e que são transmitidas pela família e outras instituições. A cultura é o principal é o principal deternimante do comportamento e dos desejos das pessoas,estes sofrem a influencias do idioma falado, o modo como elas se vestem, como se alimentam, o que valorizam e suas atitudes.
O país tem uma cultura geral e dentro dessa cultura existem as subculturas que são traços que as pessoas trazem do seu país de origem. Os fatores que determinam a subcultura são a nacionalidade, religião, grupos raciais e regiões geográficas.
Outro fator...
tracking img