Criticas ao comunismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Críticas ao comunismo
Desde a sua difusão, o comunismo marxista-leninista recebeu oposição, tanto da esquerda quanto da direita política[8][9]. Vários críticos atribuem ao comunismo episódios deviolação de direitos humanos observados durante o século XX, como o genocídio ucraniano na União Soviética ou o massacre de um quarto da população do Camboja [10] sob o regime de Pol Pot[11]. Há críticasainda ao funcionamento da economia comunista, considerada por Mises ineficiente [12] e por Hayek inevitavelmente ligada à tirania.
As principais críticas ao comunismo se assentam essencialmente naidéia de que quanto maior é a intervenção do Estado, mais negativa é. Porque:
Interfere com a liberdade individual e livre iniciativa das pessoas e empresas, que são quem sustentam involuntariamente oEstado através dos impostos e taxas;
Ao deslocar recursos dos mais produtivos para os menos produtivos, retirando produção aos primeiros para alocar aos segundos, o Estado contribui para umadiminuição da eficiência global do sistema económico e social. Isto porque é intuitivo que a pessoa que não vê uma recompensa maior pelo seu esforço, tem tendência a produzir menos, dessa forma todos ficammais pobres.
Bernard-Henri Lévy, Karl Popper, Ludwig von Mises, Max Weber, Michael Voslensky, Milovan Djilas, Milton Friedman, Václav Havel são alguns eminentes críticos do comunismo. A ideologiacomunista também é fortemente criticada pela Doutrina Social da Igreja Católica.

Critica ao comunismo (blog)
Costumo dizer que o mercado é como uma fórmula matemática. Colocamos lá um input, e eledá-nos o output correspondente resultante das escolhas individuais de cada um.

Ao assegurarmos igualdade de oportunidades, cada um fica igualmente livre de colocar o input que entende para obter ooutput que pretende. Cada um é livre de prosseguir os seus fins. Se for mais materialista trabalhará mais. Caso contrário, trabalhará menos. Se fizer as opções correctas, irá ter a vida que pretende....
tracking img