Auditoria contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

AUDITORIA

CRICIÚMA, NOVEMBRO 2010
AUDITORIA

Trabalho Acadêmico realizado para cumprimento parcial do Processo Interdisciplinar Orientado I, no Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, solicitado pelos(as) professores(as) Dorival Giassi, WagnerBlauth, Maria Rosânia Viana, Adriane Uggioni e Kátia D. Sorato.

CRICIÚMA, NOVEMBRO 2010
RESUMO

A auditoria é um instrumento de controle para os administradores, pois identifica que todos os processos e políticas definidos pela empresa, assim como os sistemas contábeis estão sendo efetivamente seguidos, através de suas atividades rotineiras. O objetivo do estudo é demonstrar a importância daauditoria dentro de uma instituição e os pontos que esta pode auxiliar no financeiro. A técnica possui também particularidades como o perfil o auditor e normas a serem seguidas por ele, garantindo que o resultado seja de extrema confiabilidade. A metodologia será elaborada através de pesquisas bibliográficas de livros do ramo de auditoria e controle financeiro, sites relacionados e artigoscientíficos da área. Podendo ser externa ou interna a auditoria é aplicada por pessoas habilitadas, normalmente o auditor baseia-se em sua experiência profissional para projetar e selecionar uma amostra de auditoria. Com essa pesquisa pode-se perceber a importância da auditoria dentro das instituições na forma de detector de problemas financeiros ou econômicos.

PALAVRAS-CHAVE: Auditoria. Normas.Auditor.
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
2.1 Auditoria 4
2.1.1 Origem 4
2.1.2 Definição 5
2.1.3 Objetivo 6
2.2 Plano de Auditoria 7
2.2.1 Etapas do Plano de Auditoria 7
2.2.2 Procedimentos de Revisão Analítica 7
2.2.3 Inspeção 8
2.2.4 Confirmação 8
2.2.5 Questionamento 9
2.2.6 Contagem 9
2.2.7 Rastreamento 10
2.2.8 Vouching 10
2.2.9 Observação 10
2.2.10 Repetição 112.2.11 Técnicas de Auditoria Computadorizadas 11
2.3 Normas Gerais Relacionadas ao Auditor 11
2.4 Importância da Auditoria na Detecção de Fraudes 12
2.5 Tipos de Auditoria 14
2.5.1 Auditoria Interna 14
2.5.2 Auditoria Externa 15
2.5.3 Outros Tipos de Auditoria 16
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO

A contabilidade como sendo a ciência que estuda, analisa econtrola todo o patrimônio das entidades possui uma técnica de contra prova aos resultados obtidos ao final de cada período registrado. Chamada de auditoria contábil essa contra prova é aplicada com a finalidade de avaliar as informações obtidas pela contabilidade da instituição fazendo com que a riqueza patrimonial seja vista a fundo, número por número, no caso de suspeita de divergências entre osresultados ou somente como rotina administrativa. A aplicação da auditoria e a forma com que os auditores desempenham sua função são variáveis entre as empresas, o que faz os resultados obtidos mais precisos e confiáveis dentro de cada situação.
Segundo Franco e Marra (2000, p. 26),
[...] a auditoria compreende o exame de documentos, livros e registros, inspeções eobtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionadas com o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes.’’

Serão expostos neste estudo a forma de aplicação da auditoria, os tipos existentes, quem pode ou não exercer a função de auditor e suas particularidades no intuito de ficar mais clarotodas as técnicas relacionadas a auditoria contábil.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O processo de auditoria é amplo e por isso divido em etapas, no transcorrer no trabalho serão expostas tais etapas, a forma de aplicação das mesmas, a postura do auditor e normas a serem seguidas por ele.

2.1 Auditoria

Basicamente a auditoria é o estudo profundo de livros de caixa e...
tracking img