Comportamentalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Na abordagem comportamentalista o processo de aprendizagem não considera aspectos introspectivos do individuo. O que se passa em sua mente, os processos neurológicos no momento do aprendizado não sãoconsiderados importantes. O foco está no comportamento observável. A base do conhecimento é a experiência, o ser internaliza algo anterior a ele através da experimentação.
John BroadusWatson, o precursor do Comportamentalismo, enfatizava a importância do meio no desenvolvimento humano, como sendo responsável por oferecer os estímulos e objetos que serão experimentados. O processo deaprendizagem iniciado desde a infância resulta das associações estabelecidas entre o meio ( estímulos) e as respostas ( comportamentos), e o homem é o produto desse processo.
Há que se observar trêsprincípios estabelecidos por Watson:
- O ambiente é fator determinante no desenvolvimento
- Aprendizagem configura-se como resposta a estímulos mediante um processo de condicionamento, sendo umcomportamento observável.
- Como comportamento, a aprendizagem é passível de medição.
B.F Skinner, psicólogo americano, estudioso da obra de Watson, desenvolveu a Teoria do Condicionamento Operante:a observação de uma resposta será mais freqüente, se o estimulo que a segue for percebido como algo positivo, efeito contrário se dará se o estímulo se der como algo desagradável. São os chamadosreforçamento positivo e negativo.
Skinner elaborou ainda os conceitos de Generalização e Discriminação. A generalização é capacidade de respondermos de maneira semelhante a situações semelhante, enquantoa discriminação, a capacidade de perceber as situações diferentes e responder-lhes de maneira diferente. Esses dois conceitos são muito aplicados na prática escolar e trazem para a teoria de Skinnero caráter de teoria de aprendizagem.
Para Skinner, aprendizagem é o processo pelo qual se molda o comportamento através de conseqüências ou reforços oferecidos pelo meio, o que leva a novas...
tracking img