O comportamentalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ano Lectivo 2012/2013

Psicologia

História e Epistemologia da Psicologia

Teorias da Aprendizagem – O Comportamentalismo

Resumo
Este trabalho aborda toda a temática ligada às teorias de aprendizagem, sendo elas as de maior relevo, a teoria humanista, teoria cognitivista e por fim a teoria comportamentalista, de salientar que vamos abordar esta última de um modo mais pormenorizado parauma compreensão aprofundada dos processos fundamentais de aprendizagem. O objectivo deste trabalho foca-se sobretudo em explicar o behaviorismo.

Palavra-Chave: Aprendizagem; Teorias de Aprendizagem; Comportamentalismo

Introdução
A aprendizagem está obrigatoriamente ligada a toda a história do homem, desde sempre o homem teve necessidade de aprender e ensinar e sobretudo sempre seinterrogou acerca da natureza deste processo, uma vez que é devido a ela que se consegue dar respostas adaptadas, eficazes em diferentes contextos ou em novas situações do nosso dia-a-dia. Relativamente à aprendizagem, a teoria humanista visa compreender o ser humano como um ser que evolui, procurando construir valores, realização pessoal e bem-estar no mundo, na teoria cognitiva abordamos o homem comosendo visto como um ser interactivo com o meio e é através desta e nesta interactividade que se aprende e por fim a teoria comportamentalista.
Philip Meirieu (Ales, Gard, 1949), Escritor e Doutorado em Ciências Humanas, actualmente professor de Ciências da Educação e Director do Instituto de Ciências Práticas e Formação da Universidade de Lumière-Lyon, diz-nos que: “Cada pessoa sabe perfeitamenteque se pode aprender sempre e em vários contextos e que esta actividade estranha não se deixa confinar aos contextos e lugares para os quais é habitualmente remetida (Meirieu,1988).
Segundo Carl Rogers (1902-1987) define a facilitação da aprendizagem "como o objectivo da educação, como o método de formar no homem que aprende, o modo de aprender a viver como indivíduos em evolução." A proposta deCarl Rogers passa por um conjunto de qualidades que são fundamentais existirem na pessoa do professor, para que a aprendizagem
possa ser facilitada. Estas são a autenticidade, ou seja, quando a relação com o estudante acontece sem fachada e sem máscara; o apreço, aceitação e confiança, que significa apreciar o aluno e aceitá-lo como ele é, acreditando que ele é digno de confiança. Cada vez é maisurgente conhecer a natureza da aprendizagem visto que a todo o momento existe constantes mudanças sendo essas cada vez mais aceleradas. De salientar que o estudo da aprendizagem não foi processado de uma forma uniforme e concordante ao longo dos anos. Ela foi abordada de formas diferentes pelas diferentes correntes da psicologia. Segundo Edwards D.C. (1972) “a aprendizagem é um conceito quecaracteriza mudanças do comportamento de um organismo, resultantes da experiência da prática, do treino ou dos estudo e demonstrada por alterações do desempenho”. Essas mudanças são relativamente estáveis e permanentes no comportamento, devido a um certo uso de conceito de reforço, mas também são influenciadas pela motivação, adaptação e fadiga. Rogers, Maslow e Combs são os representantes maioresdessa corrente de pensamento. Originária dos Estados Unidos, recebem a influência do ideário democrático da nação hegemónica: a valorização do ser humano em seus aspectos de crescimento e evolução autónoma. Para Carl Rogers, a educação deve basear-se nos significados que os alunos dão ao conteúdo apresentado. Chama esse processo de aprendizagem significante. A aprendizagem não pode ser “tarefa”, umaoperação sem sentido, deslocada do mundo real e quotidiano, e sim que as informações são geradas na realidade circundante e são vitais para a sobrevivência do indivíduo. Uma aprendizagem significante deve provocar alterações em toda vida do indivíduo, nas suas crenças, nos seus valores, na sua personalidade, no seu mundo afectivo, cognitivo e nas suas relações sociais. Rogers, destaca o papel do...
tracking img