Comportamentalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 67 (16538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
11

O Comportamentalismo: Depois da Fundação

O Neocomportamentalismo

A Influência do Operacionismo

Edward Chace Tolman (18864959)

O Comportamentalismo Intencional

Vanáveis Intervenientes

A Teoria da Aprendizagem

Edwin Ray Outhrie (1886-1959) A Aprendizagem por uma Tentativa

Clark Leonard flui! (1884-1952)

A Vida de flui!

O Referencial

A Metodologia Objetiva e aQuantificação

Os Impulsos

A Aprendizagem

Burrhus Frederick Skinner (1904-1990) A Vida de Skinner

O Comportamentalismo de Skinner

O Condicionamento Operante

Programas de Reforço

O Comportamento Verbal

As Máquinas do Comportamentaljsmo de Skinner

Waiden Two — Uma Sociedade Comporta mentalista

A Modificação do Comportamento

Teorias da Aprendizagem Social: O DesafioCog nitivo no Ambito do Comportamentalismo

)

Albert Bandura (1925-

A Teoria Cognitiva Social

A Auto-Eficácia

A Modificação do Comportamento

O Neocomportamentalismo

)

Julian Rotter (1916-

Os Processos Cognitivos e o Centro de Controle

Comentário

A revolução que Watson pretendia não transformou a psicologia de uma hora para a outra, como ele esperava. Levou tempo.Contudo, perto de 1924, pouco mais de uma década depois de ele ter lançado o comportamentalismo, mesmo seu maior oponente, E. B. Titchener, concedeu que o movimento engolfara todo o país. Em 1930, Watson pôde proclamar, com consideráveis razões, que sua vitória fora completa. Embora outras variedades de comporta mentalismo tenham sido propostas — como as de Holt, Weiss e Lashley —, elas serviram parareforçar o movimento de Watson na direção da definição da psicologia como ciência natural totalmente objetiva. Assim, em 1930, o comportamentalismo, em suas várias formas, vencera todas as abordagens anteriores do campo.

262

O primeiro estágio da evolução do comportainentalismo, o watsoniano, durou de 1913 a mais ou menos 1930. O segundo, o neocomportamentalismo, pode ser datado de 1930 a1960; ele incluiu o trabalho de Edward Tolman, Edwin Guthrie, Clark Huli e B. F. Skinner. Nesse período de trinta anos, eles e muitos outros psicólogos experimentais americanos traba lharam para promover o progresso e a consolidação da abordagem comportamentalista na psicologia.

Um ponto de consenso foi o uso de uma base de dados comum, derivada exclusivamente de estudos sobre a aprendizagemanimal. Por meio de um grande número de experimentos de aprendizagem por condicionamento e discriminação, os comportamentalistas reuniram enormes quantidades de dados e, de modo geral, concordaram sobre quais eram os dados ou fatos importantes para a psicologia.

Os neocomportamentalistas também concordavam acerca de várias questões relativas aos sistemas que haviam elaborado para explicar os seusdados. O comportamentalismo watsonia no abrangia muitos fatos e descobertas, mas pouca coisa que permitisse a existência de princípios explicativos e preditivos úteis, nem teorias comparáveis às das ciências físicas. Embora tenham formulado sistemas explicativos que diferiam em seus aspectos específicos, como veremos, os neocomportamentalistas concordavam com o seguinte: (1) o núcleo da psicologiaé o estudo da aprendizagem; (2) a associação é o conceito-chave da aprendizagem; (3) por mais complexo, todo comportamento pode ser explicado pelas leis do condicionamento; e (4) a psicologia deve adotar o princípio do operacionismo.

Depois de discutirmos o operacionismo, examinaremos o trabalho de quatro destacados neocomportamentalistas — Tolman, Guthrie, Hull e Skinner. Depois, consideraremoso terceiro estágio da evolução do comportamentalismo, o neocomportamentalismo, que data mais ou menos de 1960.

A Influência do Operacionismo

O operacionismo é uma atitude ou princípio geral que tem como propósito tornar a linguagem e a terminologia da ciência mais objetivas e precisas, e libertar a ciência de problemas que não sejam concretamente observáveis nem fisicamente demonstráveis...
tracking img