Como vender uma xicara furada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IDEC lança campanha contra a propaganda enganosa
A concorrência acirrada faz com que algumas empresas usem a publicidade –uma forma legítima de divulgação– para ludibriar o consumidor, prometendomuito mais do que oferecem. São dietas para emagrecer que não funcionam (e em alguns casos até fazem mal à saúde), financiamentos com juros abusivos nas entrelinhas do contrato, instituições quemanipulam pesquisas de opinião para enaltecer determinado produto ou serviço e assim por diante. Na maioria das vezes, o consumidor só descobre que foi enganado depois de adquirir e pagar pelo produto.Contra essa prática, o IDEC está lançando neste mês uma ampla campanha de conscientização nacional. Idealizada pelo publicitário Edvan Antunes, a campanha consiste em um anúncio para revistas e um filmepara televisão. Neles, uma fotomontagem mostra o líder nazista Adolf Hitler pousando as mãos no peito, no sinal que lembra a pomba da paz.
Informação falsa
O artigo 37 do Código de Defesa doConsumidor é claro: é enganosa qualquer tipo de publicidade que divulga informação total ou parcialmente falsa capaz de induzir o consumidor a erro de julgamento. A pena para o responsável pela infração éde três meses a um ano de detenção e multa.
E já que a veiculação de propaganda enganosa é um crime, também tem o direito de denunciar o cidadão que, mesmo sem ter sido diretamente lesado, percebe queuma determinada peça de publicidade não condiz com o que é oferecido pela empresa ou instituição. Ele pode e deve procurar o Decon (Departamento Estadual de Polícia do Consumidor) ou o Procon de suacidade, e exigir a suspensão da publicidade para que outros não venham a ser lesados.
Participe de nosso fórum!
Você já foi estimulado a comprar um produto do qual não tinha necessidade? Já sesentiu ludibriado por comprar algo que não correspondeu a suas espectativas?
Participe do nosso fórum e dê a sua opinião.
Uma carta para reclamar
No caso de você se sentir vítima de propaganda...
tracking img