A relação da filosofia com a educação existe desde a antiguidade no mundo grego. Os filósofos gregos, em busca da arete[1] humana, foram os que deram início às discussões sobre a filosofia da educação. Viam na educação um meio necessário para o alcance de uma cultura ideal e de uma alma purificada, capaz de elevar o homem ao conhecimento inteligível, apostando na busca de um ideal artístico de cultura.
A busca pela educação ideal é representada por Platão na metáfora da “alegoria da caverna”, no momento em que um dos homens presos no fundo de uma caverna consegue se libertar do conhecimento da doxa[2] enxergando a luz da verdadeira realidade.
Na visão platônica, a filosofia deveria transcender a contingência histórica, contribuindo para o processo de esclarecimento da verdadeira sabedoria, na superação das falsas crenças, lançando a idéia de uma educação para a virtude, uma educação perfeita, com a qual o homem se torna culto e erudito.
Nessa expectativa, a educação acaboutornando-se objeto de estudos e reflexão da filosofia desde os tempos gregos. Pode-se dizer que a filosofia da educação surgiu do forte vínculo entre a filosofia e a pedagogia estabelecido no decorrer dos anos, pois a filosofia, preocupada com as formas do conhecimento perfeito, orientou o ser humano segundo a razão, inferindo um pensamento pedagógico que busca a perfeição.
Percebemos no mundo Grego a filosofia e a educação indissociáveis, fato presente ate nos dias atuais. Entretanto, a filosofia da educação dos últimos tempos, procurou transcender seus limites conceituais, aventurando-se nas discussões filosóficas modernas e contemporâneas que propiciam a articulação entre diferentes perspectivas teóricas.
Na modernidade temos outros sistemas filosóficos e as teorias pedagógicas sendo refletidos: racionalismo (Descartes), iluminismo (Kant), romantismo (Rousseau) e idealismo (Hegel).
Na contemporaneidade temos diversos desafios e temas sendo refletidos como: as questões do [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Como se desenvolveu a filosofia da educação ao longo do tempo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-Se-Desenvolveu-a-Filosofia-Da/205038.html

MLA

"Como se desenvolveu a filosofia da educação ao longo do tempo" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-Se-Desenvolveu-a-Filosofia-Da/205038.html>.

MLA 7

"Como se desenvolveu a filosofia da educação ao longo do tempo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-Se-Desenvolveu-a-Filosofia-Da/205038.html>.

CHICAGO

"Como se desenvolveu a filosofia da educação ao longo do tempo." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-Se-Desenvolveu-a-Filosofia-Da/205038.html.