Filofofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO COMO QUESTIONAMENTO DAS BASES EDUCACIONAIS

PRINCIPAIS DEFINIÇÕES DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Em que consiste a filosofia da educação? A resposta a esta pergunta pode variar, dependendo do que se entende por filosofia (e, naturalmente, também do que se entende por educação, mas a própria conceituação de educação já envolve um certo filosofar sobre a educação). Ao leigo podeparecer incrível que filósofos profissionais não tenham conseguido chegar a um acordo a respeito do que seja a filosofia, isto é, acerca de seu próprio objeto de estudo, mas esta é a pura verdade.
A questão da natureza e da tarefa da filosofia já é ela própria, um problema filosófico, e, como tal, comporta uma variedade de respostas. A muitos pode parecer que esta proliferação de respostas sejaindicativa do próprio fracasso da filosofia. Outros veem nesta situação a grande riqueza do pensamento humano, que, para cada problema que lhe é proposto, é capaz de imaginar uma variedade de soluções, todas elas, em maior ou menor grau, razoáveis e dignas de consideração, e todas elas contribuindo, de uma maneira ou de outra, para uma compreensão mais ampla e profunda dos problemas com que sedepara o ser humano.
Concordamos com estes últimos, e somos da opinião de que, embora muitos problemas filosóficos milenares não tenham (ainda?) sido solucionados, nossa compreensão deles, hoje, não é idêntica à dos filósofos que os formularam pela primeira vez, sendo muito mais profunda e ampla em virtude das várias respostas que já lhes foram sugeridas. Isto significa que há progresso na filosofia,apesar de este progresso não poder ser medido quantitativamente, em referência ao número de problemas solucionados, podendo somente ser constatado através de uma visão qualitativa, que leva em conta o aprofundamento e a ampliação de nossa compreensão desses problemas.
Tem se criticado muito uma visão da educação que coloca ênfase no ensino (e, consequentemente, no professor). O importante,afirma-se, não é o ensino, e sim a aprendizagem. Os mais exagerados chegam quase a afirmar: "Morte ao ensino! Viva a aprendizagem!" Outros fazem uso de certos slogans meio obscuros: "Toda aprendizagem é autoaprendizagem". Incidentalmente, faz-se muito uso, em livros e discursos sobre a educação, de slogans cujo sentido nem sempre é muito claro. Outro slogan muito usado, nesse contexto, é o seguinte: "Nãohá ensino sem aprendizagem". Parece claro que, para poder julgar quanto à verdade ou à falsidade dessas afirmações, é indispensável que os conceitos de ensino e aprendizagem tenham sentidos claros e específicos -- o que, infelizmente, não acontece com muita frequência. É necessário, portanto, que o sentido desses conceitos seja esclarecido e que sua relação com o conceito de educação sejaelucidada, e a filosofia da educação pode ser de grande valia nessa tarefa.

COMO SE DESENVOLVEU A FILOSOFIA AO LONGO DE TEMPO
Ao longo do tempo a filosofia da educação se desenvolveu de formas diferenciadas ao decorrer de cada período histórico gerando assim dizeres críticos diversos podendo afirmar que a filosofia surgiu como uma espécie de rompimento com a visão mítica do mundo. Enquanto os mitos seorganizavam em narrações, imagens e seres particulares, a filosofia inaugurava o discurso argumentativo, abstrato e universal. Além disso, ao contrário dos autores de mitos, os filósofos gregos tentaram com afinco elaborar concepções de mundo que fossem isentas de contradições e imperfeições lógicas.

FILOSOFA ANTIGA
A filosofia antiga teve início no século VI a.C. e se estendeu até a decadência doimpério romano no século V d.C. Pode-se dividi-la em quatro períodos: O período dos pré-socráticos; Um período humanista, em que Sócrates e os sofistas trouxeram as questões morais para o centro do debate filosófico; O período áureo da filosofia em Atenas, em que despontaram Platão e Aristóteles e o período helenístico. Às vezes se distingue um quinto período, que compreende os primeiros...
tracking img