Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. Filosofia da educação-definição -------------------------------------------------------3
2. Como se desenvolveu a filosofia da educação ao longo do tempo em cada período histórico---------------------------------------------------------------------------4
3. A importância da filosofia para a educação -----------------------------------------7
4.CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------------------8

Filosofia da educação - DEFINIÇÃO.

A palavra filosofia é composta por dois termos gregos: Philco e Sophia. O primeiro termo significa amizade, amor e o segundo sabedoria, então Filosofia significa o amor pela sabedoria, a busca do saber.
Filosofia é o pensamento sistematizado e fundamentado que busca o verdadeirosignificado das coisas do mundo. O pensamento filosófico nasce de uma insatisfação em relação à explicação mítica do real. O mito deixa de satisfazer às necessidades da nova organização social, preocupada com a realidade concreta, com a atividade política e com as trocas comerciais.
A filosofia também analisa os valores éticos e os juízos marais, mas diferentemente do senso comum, que apenas formulaopiniões simplistas, a Filosofia almeja a compreensão dos nossos atos e valores.

Como se desenvolveu a filosofia da educação ao longo do tempo em cada período histórico.

FILOSOFIA ANTIGA

A Filosofia Antiga refere-se a um grupo diversificado e que se localiza desde o século VI a.c. na Jônia até os primeiros tempos da era cristã. Pela dimensão temporal podemos localizar temáticas dísparesque são sistematizadas neste mesmo grupo. Entre estes grupos estão:
- os pré-socráticos ou físicos: os filósofos, desde Tales de Mileto, que se localizam antes de Sócrates e se interrogavam sobre a physis (natureza), daí o nome físicos. A preocupação deles sobre o princípio (a arché) da natureza, da ordem do mundo fez com que estabelecessem as primeiras elaborações à procura de um princípio lógicoque explicasse a própria natureza.
- A Filosofia Socrática. Sócrates: é a figura central da Filosofia grega. Embora nunca tenha escrito nada foi a partir dele que as questões humanas superaram as preocupações sobre o princípio ordenador da natureza. Sócrates é uma figura emblemática por ter legado à Filosofia a figura do homem questionador, que procura conhecer, interrogando as pessoas quejulgava sábias. Ele dialogava e interrogava as pessoas à exaustão, através da ironia e da maiêutica, as partes constitutivas do seu método dialético: inquiria para que as pessoas pudessem "dar a luz às ideias". Incorporou o lema de um oráculo ("Conhece-te a ti mesmo") como parte de sua tarefa e foi condenado à morte.
-A Filosofia sistemática: Platão e Aristóteles são os dois principais nomes desteperíodo: Platão foi discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles. Ele foi o primeiro a sistematizar uma obra filosófica em que expressa uma determinada concepção de mundo. Sua obra é marca da pela questão do conhecimento e a associação com a atividade política. A Filosofia é filha da cidade (pólis) e ao mesmo tempo está à sua margem, por isso, os diálogos platônicos expõem os temas de um debatearticulado, através da argumentação, e do impulso que desperta o pensamento e o conhecimento autêntico (epistéme) que ultrapasse as aparências (doxa).
Aristóteles apresentou diferenças substantivas em relação a Platão. Sua obra apresenta, em seu próprio modo de escrever e na escolha dos temas, uma organização que expressa o objeto e os modelos de investigação que propõe. Obras como "Metafísica","Física", "Política", "Organon", "Poética", "Ética" identificam percursos e temas de um trabalho de demonstração argumentativa em que o logos é sistematizado.
- Filosofias do helenismo: é o período de expansão da Filosofia a partir do domínio exercido pelos macedônios e depois pelos romanos. A Filosofia deixa de ser centrada no mundo grego e ultrapassa as antigas fronteiras da ética. Nesse...
tracking img