Como se desenvolveu a filosofia da educação ao longo do tempo. exemplos de cada período histórico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO DOS FUTUROS PEDAGOGOS

Talvez pensemos: para que História da Educação? Sabemos que a História em si tem oobjetivo de mostrar como era o passado, fazer-nos entender o presente e ajuda a construir o futuro. O mesmo acontece com a História da Educação. Para pensarmos em umaeducação futura, devemos entender como tudo começou.
Não devemos ter a História da Educação apenas como descrição de como era anteriormente, mas sim como um conjunto deexperiências que serão úteis para o futuro pedagogo. Pois a História da Educação traz o desenvolvimento das ideias a respeito da educação nas sociedades.
Esse conhecimentoajudará o futuro pedagogo a alicerçar a sua prática como educador, apoiando assim o fazer pedagógico. E como sabemos todo conhecimento pode nos ajudar na construção dealgo. Assim podemos analisar o presente, e transformar o futuro. Estabelecendo a prática e auxiliando nas discussões em torno dos problemas educacionais. Tornando-seo alicerce para a formação do futuro pedagogo.
Podemos assim adquirir conhecimento, e entender melhor a nossa realidade educacional. Pois não há fundamento pedagógicoque possa ser colocado em prática sem um conhecimento geral dos fatos ocorridos no passado. Refletiremos para tornar o presente mais compreensível.
Com esseconhecimento histórico o futuro pedagogo poderá melhorar seus métodos de ensino, utilizando assim as melhores ideias. Pois os erros cometidos pelas primeiras sociedades naeducação, puderam ao longo do tempo serem corrigidos para melhorar o ensino. Podemos ver assim como a História da Educação é importante para a formação do futuro pedagogo.
tracking img