Como montar um plano de treinamento e desenvolvimento

Como montar um plano de treinamento e desenvolvimento para sua empresa A partir do momento que os líderes realmente acreditam que através do desenvolvimento das suas equipes poderão ter um resultadona perpetuidade e lucratividade da sua empresa, é o momento de estruturar um plano para chegar a estas metas. Este plano começa com a conceituação de fundamentos básicos:




O primeirofundamento a ser conceituado é a função de treinamento que é qualquer atividade que contribua para tornar uma pessoa competente para exercer as suas atividades, aumentar sua capacidade para suas funçõesatuais e prepará-la para novas oportunidades. O segundo fundamento oriundo deste conceito é a questão de competência. Competência é a soma de conhecimentos, habilidades e atitudes. Portanto para julgar seum colaborador é competente é preciso analisar três aspectos que se complementam. A próxima ilustração esclarece e bem este conceito.

Será que sua equipe é competente para desempenhar as tarefasque elas realizam? Vamos agora ver na prática como podemos estruturar um plano de treinamento? Estruturando um plano de treinamento Segundo as normas da ISO 10015, o Processo de Treinamento deve serdividido em quatro etapas:
   

Identificação das necessidades de treinamento. Planejamento e programação do treinamento. Execução do treinamento. Avaliação dos resultados do treinamento. Identificação das necessidades de treinamento O gestor neste momento precisa ter uma visão clara dos membros da sua equipe para poder fazer a clara identificação das reais necessidades de treinamento. Éneste momento que ele identifica o nível de eficiência e competência do seu colaborador e compara com os níveis desejados para aquela função. A partir disso o líder começará a construir o que seuscolaboradores deverão aprender para atingir o patamar desejado para executar a sua função com maestria. Planejamento e programação do treinamento A partir do momento que as lideranças identificaram as...
tracking img