Trabalho de treinamento e desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1130 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Treinamento e Desenvolvimento

Aluno: Cristiano Araújo

COMO MONTAR UM PLANO DE TREINAMENTO PARA TER LUCRATIVIDADE SUSTENTÁVEL NA SUA EMPRESA

Publicado em SET 15 2010 por EDITOR MASTER em LIDERANÇA, TALENT MANAGEMENT, TREINAMENTOS, OFICINAS DE APRENDIZAGEM, WORKSHOPS E PALESTRAS com 3 COMENTÁRIOS
Artigo escrito por NILSON REDIS - consultor parceiro da Evolução Humana.Treinar para fortalecer a organização
Observando as organizações podemos perceber exemplos de empresas que se tornaram sinônimos de excelência em alguma competência dos negócios. Google é reconhecido pela inovação. Wal-Mart é lembrada pela capacidade de cortar custos. Porém quando falamos em lucratividade sustentável lembramos da GE, mas não é só isso. Quando falamos em treinamento, no mesmo instantea GE nos vem à mente com sua famosa universidade corporativa de Crotonville. O que será que existe de comum entre lucratividade sustentável e treinamento?
 
 
Um exemplo de como o treinamento perpetua o sucesso de uma empresa
A GE é uma organização com mais de 330 000 funcionários presente em 100 países e atuando em segmentos que vão da energia ao entretenimento. Nos seus 132 de história,nenhum dos seus 12 presidentes foi recrutado fora da empresa.
Crotonville é uma lenda dentro dos conceitos das universidades corporativas. Neste ambiente que a empresa treina seus principais executivos permitindo a troca de experiências entre colegas e professores, como também perpetuando os valores da própria organização.

Ralph Cordiner, president da GE em Crotonville, NY, em 03 de maio de 1957Em entrevista a revista Exame (29/09/2008) o presidente mundial da GE Jeff Immelt e substituto do mítico Jack Welch (ambos, aliás, ex-alunos de Crotonville), afirmou categoricamente que “Os programas de Crotonville ajudam nossos executivos a fazer as mudanças necessárias e a entregar resultados num ambiente de negócios que está mudando constantemente.” E Immelt é ainda mais objetivo “objetivo alié aprender e, principalmente, produzir resultados.”
O conceituado professor Ram Charam que há mais de 35 anos dá aulas em Crotonville afirmou que o conselho de administração possui 25 nomes de possíveis candidatos à presidência daqui a 10 anos, “mas pode ser que nenhum deles venha a ser o CEO, mas todos serão desenvolvidos para isso” conclui Charam.
Ter uma equipe preparada é a base para umaempresa ter sucesso. Ocorre que muitas vezes executivos e empreendedores acreditam nisso, mas não sabem como por em prática e este artigo é sobre isso.
Como montar um plano de treinamento e desenvolvimento para sua empresa
A partir do momento que os líderes realmente acreditam que através do desenvolvimento das suas equipes poderão ter um resultado na perpetuidade e lucratividade da sua empresa, é omomento de estruturar um plano para chegar a estas metas.
Este plano começa com a conceituação de fundamentos básicos:
* O primeiro fundamento a ser conceituado é a função de treinamento que é qualquer atividade que contribua para tornar uma pessoa competente para exercer as suas atividades, aumentar sua capacidade para suas funções atuais e prepará-la para novas oportunidades.
* Osegundo fundamento oriundo deste conceito é a questão de competência. Competência é a soma de conhecimentos, habilidades e atitudes. Portanto para julgar se um colaborador é competente é preciso analisar três aspectos que se complementam. A próxima ilustração esclarece e bem este conceito.
Será que sua equipe é competente para desempenhar as tarefas que elas realizam? Vamos agora ver na prática comopodemos estruturar um plano de treinamento?

Estruturando um plano de treinamento
Segundo as normas da ISO 10015, o Processo de Treinamento deve ser dividido em quatro etapas:
* Identificação das necessidades de treinamento.
* Planejamento e programação do treinamento.
* Execução do treinamento.
* Avaliação dos resultados do treinamento.
Identificação das necessidades de...
tracking img