Como elaborar plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fase Histórica do Plano de Aula

A história do planejamento iniciou no campo profissional , na década de 1950, por parte de Getulio Vargas. Nessa época, o planejamento era feito sem grande preocupação com a perspectiva formal; era basicamente circunstancial.
A preocupação era com a tarefa, pois se entendia que o objetivo estava contido nela. Nada havia se explicitado em termos de objetivos,nem se pensava nos passos ou na estratégia da aula.
A partir do final da década de 1960 e durante a de 1970, o objetivo fundamental do planejamento era organizar o ensino de maneira que o aluno adquirisse o conhecimento com o menor numero de insucessos.
A ordem crescente de dificuldades era considerada essencial para um planejamento eficiente de aprendizagem .O conteúdo era todo analisado em suasrelações de complexidade, dependência e pré- requisitos.Tudo era organizado a partir da lógica daquele que sabe e não daqueles que aprendem.
Planejamento cujo objetivo fundamental é forçar o aluno a aceitar os conhecimentos e os valores do professor.
O professor determinava antes o que o aluno deveria aprender e lhe dava um novo impulso quando este desviava do objetivo.
Nessa fase, nãoentrava em questão nem a liberdade, nem a criatividade e também não se questionava sobre outras alternativas de aprendizagem no ‘’desvios’’ ocorridos.
A dependência do mestre era total,tanto no que se refere ao objetivo do conhecimento, como em relação aos modos de aprender e de avaliar.
O planejamento era espaço do professor, isso,quando não utilizava instituições programadas organizadas porespecialistas que impunham não só os objetivos, o modo de aprender e de avaliar, como também a suposta sequência racional do conteúdo.
Nesse longo período, o planejamento parecia uma camisa de força a qual o aluno deveria se adaptar.
Embora muitos acreditassem na aprendizagem como sendo uma “caixa-preta” da qual se desconhecem os processos internos, pretendia-se controlar todas as suas etapas, pelacolocação de regras e esquemas, pretendia-se impor uma aprendizagem e controlar as ações dos aprendizes.
Apareceram em nosso contexto as idéias que denunciam e anunciam novas formas de educação. Dentre os autores, exatamente por suas raízes e experiências, destacou-se a figura de Paulo Freire. Suas idéias foram vivenciadas em novas experiências de educação e nas experiências de “aprender fazendo”.Ancorados na descoberta que a aprendizagem se dá na ação.
Também deixou-se de aceitar que outras pessoas decidissem o que deveríamos realizar, abrindo-se espaços para a descoberta, a analise e a reflexão do próprio fazer integrado a uma teoria sempre reconstruída.
Nas salas de aula, iniciaram-se experiências novas em que alunos e professores perceberam que não se tratava apenas de fazer unschegarem ao ponto em que os outros estavam, mas que todos conjuntamente tivessem questões reais par desenvolver.
O trabalho do professor passou a ser, basicamente, o de ajudar o grupo a se organizar, integrando-se nele.
Nesse tipo de planejamento, a participação e a comunhão é uma exigência básica. Porém, não se trata de uma participação qualquer, mas daquela em que todos os membros do grupo atuamdecisivamente na construção do conhecimento.

Plano de Aula

Chama-se plano de aula aquele planejamento feito para uma ou mais aulas que compõem uma unidade de ensino. Por meio dele, o professor organiza os assuntos que serão abordados a forma como isso será feito, os recursos que serão utilizados e o tempo que será gasto com cada assunto.
Quando se trata de planos de aula, planejamos destaou daquela forma em função daquilo de desejamos para os alunos com os quais trabalhamos. O professor, de posse de seu plano de trabalho, decide a maneira de operacionalizar o conteúdo proposto, o que pode ocorrer sob a forma de plano de aula, projeto de trabalho ou roteiro, tendo em mente propiciar condições para que o aluno realize uma aprendizagem com significado.
Para um professor com menos...
tracking img