Como elaborar um plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

Didática


Nomes:
Sônia Cristina Ito de Moura (R.A 5531100476)
Edna Araujo dos Santos (R.A 5570136094)
Andréia Pedroso Lopes (R.A 5568131065)
Daiane Romano (R.A 5308955833)
Miriã Lopes (R.A 6366131975)



Atividade Pratica Supervisionada (ATPS)
Entregue como requisito para conclusão dadisciplina
Didática, sob a orientação do
Professor-tutor a distancia
Maria Ausdy Castro.





Santo André, novembro de 2012.


Introdução


A formação das crianças e jovens ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. Cada um de nós conserva imagens inesquecíveis dos primeiros dias de aula, e da lenta odisséia pedagógica a que se deveo desenvolvimento do nosso espírito e, em longa medida, a formação da nossa personalidade.
E por que não dizer também que sempre nos lembraremos de alguns que foram nosso professores, de suas personalidades, das suas formas de agir, de pensar, de se expressar.
O que nos realça estas lembranças? A forma como o professor se expressou nos apresentou de forma prazerosa um conteúdo, algoque nos causou motivação.
O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como conseqüência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.
O objetivo desta pesquisa é apresentar os princípios e a forma correta para seelaborar um plano de aula. O plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, as formas de avaliação.































Público Alvo


Faixa etária: Crianças de 3 anos deidade, Ciclo I final do Ensino Infantil.

Perfil da Turma

A turma é composta por 28 alunos.
16 integrais sendo 9 meninas e 7 meninos.
2 semi-tarde sendo 6 meninas e 6 meninos.
Sendo 12 liminares, vagas determinadas pela justiça.

A turma é composta de uma comunidade extremamente carente, muitos pais totalmente sem instrução, que não tiveram acesso nem a alfabetização.


Aturma do integral passa 9 horas na creche, (07h00min as 17h00min) com momentos de atividades, recreação e rotinas (refeições, horas de sono, etc.). A turma do semi-tarde permanece 5 horas na escola (12h00min às 17h00min) permanecendo sob orientação de 01 professor e 2 ADIS (auxiliares). A turma de integral fica sob a orientação de 2 Professores e 2 auxiliares, sendo 1 professora da manhã e outra àtarde, as ADIS permanece as mesmas.


A turma tem uma característica bastante agitada, mas ao mesmo tempo trata-se de uma turma que gosta muito de interagir nas atividades, que tem concentração nos momentos de histórias, que tem interesse quando lhes é apresentado algo novo, diferente. É uma turma que gosta muito de música, seja dançando ou participando de uma roda de música.


Asala desta turma é bem ampla, há espaço suficiente para ser realizadas atividades, inclusive em subgrupos. Temos na sala bastante iluminação e ventilação, as condições da sala são bem favoráveis. Temos na sala 4 mesas, 16 cadeiras, onde os alunos podem realizar suas atividades. Temos uma lousa, bem extensa, onde os professores fazem seus momentos de rotina e apresentam atividades a eles.Temos 2 armários na sala, um onde podemos encontrar peças de montar, quebra cabeças, enfim, brinquedos pedagógicos e livres pra a turma. No outro armário, encontram-se os materiais pedagógicos para realização das atividades: lápis de cor, giz de cera, canetinhas, pincéis, tintas guache, cola colorida, cola branca, tesouras, apontadores, borrachas, cadernos de desenho, folhas de sulfite, cola...
tracking img