Elaborar um plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Produção textual interdisciplinar individual

1- 9 ano
2- 8 aulas
3 - Era do Imperialismo
4 Conteúdos específicos : Segunda Revolução Industrial; as novas tecnologias; a era dos impérios; o surgimento da sociedade de massas;da cultura erudita a cultura de massas;a expansão da revolução Industrial;a era do capitalismo financeiro.
5- Objetivos: podem ser pensados comoreferentes mudanças comportamentais esperadas para um grupo específico.
Os objetivos educacionais,devem estar coerentes com a linha de pensamento da entidade a qual o plano se destina.
6- Uma leitura individual do tema a ser desenvolvido de forma interdisciplinar ou seja os resultados a obter do processo de construção de conhecimentos,conceitos e habilidades.
Trabalhar em todas as aulas com osrecursos de ensino,o livro didático,textos,a sala de informática para buscar mais informações e outros tipos de materiais utilizados para a aula.
Devem anexar uma cópia de todas as atividades,textos,exercícios,orientações ao plano de aula e a prática de ensino acompanhar o que foi proposto.
7- Recursos: os recursos que o professor ira utilizar na sala de aula é o desenvolvimento da autonomiaintelectual adequada, que permita ao aluno realizar análises críticas da sociedade por meio de uma consciência histórica.
Ao trabalhar na aula de história,é indispensável ir além de documentos escritos,também com os iconográficos,os registros orais,os testemunhos de história local,além de documentos contemporâneos como: fotografia,cinema,quadrinhos,literatura e informática. Outro fator a serobservado é a identificação das especificidades do uso desses documentos,bem como entender a sua utilização para superar as meras ilustrações das aulas de história.
Quanto a ilustração do documento a sugestão é determinar sua origem,natureza autor ou autores,datação e pontos importantes do mesmo.
Entender os aspectos possibilita que os alunos valorizem e contribuam para a preservação dos documentosescritos,dos lugares de memória como:museus,bibliotecas,acervos privados e públicos de fotografias,audiovisuais entre outros.
O trabalho com documentos e fontes históricas pode levar a uma análise crítica sobre o processo de construção do conhecimento histórico e dos limites de sua compreensão.
O professor precisa relativizar o livro didático,uma vez que as explicações nele apresentadas sãolimitadas pelo números de páginas do livro,pela vinculação do autor a uma determinada concepção historiográfica.
Porém o livro didático é o documento pedagógico mais popular e usado nas aulas de história,alguns encaminhamentos metodológicos para seu uso que permitam a sua transformação em uma fonte histórica.
8- Avaliação: Deve estar a serviço da aprendizagem de todos os alunos permeando o conjuntodas ações pedagógicas, e não como elemento externo a este processo.
A avaliação deverá ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno,tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que possa avançarno seu processo de aprendizagem.
Retomar a avaliação com os alunos permite ,ainda como parte de um coletivo,em que aresponsabilidade pelo com o grupo seja assumida com vistas à aprendizagem de todos .
Ao propor maior participação dos alunos no processo avaliativo,não se pretende desvalorizar o papel do professor, mais ampliar o significado das práticas avaliativas para todos os envolvidos.
Uma sugestão de conteúdos tem como finalidade estudar e avaliar de modo processual as estruturas que inibem e possibilitam as açõespolíticas que os sujeitos promovem em relação às lutas pela participação no poder que foram instituídas por um processo histórico.
As atividades propostas aos alunos é que eles compreendam a formação do Estado, das outras instituições sociais; guerras e revoluções; dos documentos sociais políticos; culturais e religiosos; as revoltas e as revoluções sociais (políticas econômicas,culturais e...
tracking img