Como as palavras mudam de significado?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 134 (33282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIMONTE

Carlos Alberto Triulci Gessivaldo Ferreira Cavalcante

COMO AS PALAVRAS MUDAM DE SIGNIFICADO?

SANTOS 2007

Carlos Alberto Triulci Gessivaldo Ferreira Cavalcante

COMO AS PALAVRAS MUDAM DE SIGNIFICADO?

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE, como exigência parcial para a obtenção do Diploma de Graduação/Licenciatura emLetras. Orientador: Professora Ms. Corinne Rose Marie Françoise Schmitt Vieira.

SANTOS 2007

T841c

Triulci, Carlos Alberto. Como as palavras mudam de significado? / Carlos Alberto Triulci e Gessivaldo Ferreira Cavalcante – Santos: [s.n.], 2007. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Centro Universitário Monte Serrat, 2007. Curso: Letras Orientadora: Profª. Ms. Corinne RoseMarie Françoise Schmitt Vieira. 1. Etimologia. 2. Gramática. 3. Lingüística. I. Cavalcante, Gessivaldo Ferreira.

Carlos Alberto Triulci Gessivaldo Ferreira Cavalcante

COMO AS PALAVRAS MUDAM DE SIGNIFICADO?

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE, como exigência parcial para a obtenção do Diploma de Graduação/Licenciatura em Letras.Orientador: Professora Ms. Corinne Rose Marie Françoise Schmitt Vieira.

BANCA EXAMINADORA:
___________________________________________________________________ Nome do examinador: Titulação: Instituição: ___________________________________________________________________ Nome do examinador: Titulação: Instituição:

Local: Centro Universitário Monte Serrat - UNIMONTE

DEDICATÓRIA

Dedicamos estetrabalho a Esther, José, Ruben, Ludi e Diego, que nortearam nossas vidas para que conseguíssemos alcançar os objetivos almejados.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos nossos professores, colegas e a todos aqueles que contribuíram direta ou indiretamente para que este trabalho pudesse ser realizado. Um agradecimento especial se faz necessário a nossa orientadora, professora Ms. Corinne R. M. F.Schmitt Vieira, pelo carinho e dedicação demonstrados em todas as etapas de elaboração deste trabalho.

EPÍGRAFE

“As palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade.” Victor Hugo

RESUMO

Para qualquer pessoa, expressões como “tomar um banho”, vestir uma roupa “maneira”, “dar uma volta”, “tirar o pé”, “apagão” etc. podem ser absolutamente normais, entretanto, para um estudioso daLíngua Portuguesa, esta é uma questão curiosa: Como algumas palavras do nosso léxico são empregadas em sentidos e contextos diferentes? Esse tipo de questionamento deu origem a esta pesquisa, na qual se procurou analisar algumas palavras e expressões, em diferentes contextos, tomando-se como ponto de partida o sentido etimológico. O objetivo principal foi mostrar que algumas palavras já existentes nonosso léxico são empregadas, de acordo com a situação de comunicação, em sentidos completamente diferentes daqueles já apontados pela Etimologia e/ou registrados pelos dicionários. A pesquisa foi desenvolvida por meio da seleção de dez expressões nominais e dez verbais, coletadas em diversos horários e programas de uma única emissora da televisão brasileira, cujo alcance no território nacional épredominante. Os resultados do trabalho consideram alguns fatores capazes de influenciar ou induzir o falante a empregar palavras em contextos diferentes, merecendo a televisão o maior destaque, pois ela reflete o grau de avanço tecnológico em um mundo cada vez mais globalizado. Além disso, mecanismos naturais utilizados pelos falantes de uma língua, como a metáfora, a metonímia, as gírias, a leido menor esforço entre outras, também foram considerados como fatores relevantes. O fato de o trabalho ter sido assentado sobre os princípios da linguagem falada exigiu algumas considerações que apontassem as diferenças entre ambas, analogamente ao processo que caracteriza a dicotomia língua/fala. Palavras-chave: Etimologia. Gramática. Lingüística.

RESUMEN

Para cualquier persona,...
tracking img