Musicoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITARIO SÃO CAMILO
Curso de Psicologia

Jason Peter
Nielson Rodrigues

Musicoterapia e suas aplicações

São Paulo
2012

Jason Peter
Nielson Rodrigues

Musicoterapia e suas aplicações

Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar da disciplina Metodologia da Pesquisa Cientifica do curso de Psicologia do Centro Universitário São Camilo, ministrada pelaProfa. Maria Isabel Strong

São Paulo
2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1
1.1 Musioterapia 1
1.2 Problema 1
1.3 Hipótese 2
1.4 Justifiativa 2
2. Objtivos 3
2.1 Gerais 3
2.2 Espcíficos 3
3. Metodologia 4
4. Referencial Teórico 4 / 5 / 61.0 INTRODUÇÃO

1.1 Musicoterapia: Significados e sentidos da musica e sua aplicabilidade

Foi estudado 4 casos distintos onde a musica foi aplicada de forma estudada e ordenada para melhorar a qualidade de vida de pacientes em vários níveis diferentes de patologia, a aplicação da musica para ajudar na enfermagem epacientes hipertensos.
O estudo tem como objetivo avaliar as pesquisas feitas para ver como os pacientes e familiares lidam com a musica como instrumento de ajuda para melhorar a qualidade e sentido de vida e trazer satisfação emocional, fazendo com que o paciente se sinta confiante sobre os problemas que esta enfrentando e continue em busca de melhoria de vida e auto estima elevada.
Nos casos determinalidade humana, como isso afeta os familiares e o quanto a musica pode ajudar o paciente e familiares a buscarem compreender o que se passa podendo viver alegria e crescimento e serem fortes com a presente vivencia, assim tendo momentos de partilha que fazem toda diferença tanto para o paciente quanto para família do paciente.

1.2 Problema

A musicoterapia pode ser ferramentautilizada para melhoria da qualidade de vida para pacientes e familiares vivenciando diversas patologias, realmente diminuindo o sofrimento e a dor?

1

1.3 Hipótese

A utilização da musica como estratégia para o cuidado de enfermagem vem se desenvolvendo gradativamente no Brasil, e pode ser utilizada como ferramenta para trazer conforto, diminuir a dor, facilitar a comunicação e a relaçãocliente - profissional de saúde, tornando o cuidado mais humanizado, além de diminuir a ansiedade dos pacientes que se submetem e tratamentos médicos.

1.4 Justificativa

Por algum tempo a angústia relacionada a evolução da doença e a terminalidade iminente cede espaço ao entretenimento, em que a musica conduz a momentos de alegria e emoção.
Amusicoterapia usa sons, harmonias, instrumentos musicais e ritmos como forma de tratamento complementar para vários problemas psicológicos, ajudando a pessoa ou grupo a combaterem várias patologias que envolvem o desenvolvimento, a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, expressão e a organização física, mental ou social. A musicoterapia também é recomendada para desenvolverpotenciais ou recuperar funções do indivíduo de forma que ele possa alcançar melhor integração pessoal e social fazendo com que consequentemente, essa pessoa tenha uma melhor qualidade de vida.

2

1. OBJETIVOS

2.1 Gerais

Tem o intuito de compreender o funcionamento da musicoterapia em diversos níveis, a influência que a musica proporciona a pacientes e familiaresajudando aumentar a interação e a vontade de viver, podendo enfrentar sofrimento, dor, depressão.

2.5 Específicos

* Identificar resistência a patologia através da musicoterapia;
* Analisar a melhor aceitação da musicoterapia com o momento que o paciente e família vivenciam;
* A importância...
tracking img