Os argumentos do de textos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Produção e Interpretação de Texto
Unidade 2: Os argumentos do texto
Atividade: Desenvolvendo estratégias argumentativas

1- Os textos 1 e 2 são charges. Ambos possuem um caráterargumentativo e têm como objetivo levar o leitor a refletir sobre problemas comuns na educação brasileira. Quais são esses problemas?
No texto 1, ao mostrar as figuras de 3 garatos e junto o ensinorecebido respectivamente, a charge mostra as consequências que a falta de acesso ao ensino causam. De acordo com o ensino recebido, há a diferença na aparência. Onde o garoto “privado de ensino”, com ocigarro na boca, está vestido humildemente comparado com os outros 2 garotos.
No texto 2, as charges mostram a diferença na relação entre o aluno, pais e professor, no ano de 1969 e 2009. No ano de1969, para o resultado de uma má nota, os pais cobravam do aluno(filho), onde o professor não era o responsável. Já no ano de 2009, o resultado é considerado responsabilidade do professor, não sendocobrado do aluno(filho).

2-No texto 3, Valdo Barcelos argumenta que não existe crise na educação brasileira. Por quê?
Ele diz que está relacionado com a palavra crise. Onde ele afirma, “crise éalgo que sempre é passageiro”. Na qual pode ser resolvido dentro de um espaço de tempo. Considerando que a situação da educação brasileira vem de muito longe, e não ter resolvido por muito tempo, entãonão pode ser considerado como crise.

3-No desenvolvimento da argumentação, Valdo Barcelos utiliza basicamente dois processos. Identifique-os entre os apontados a seguir e comente sua escolha.
a)argumento por comparação
b) argumento por provas concretas
c) argumento por alusão histórica
d) argumento de autoridade
e) argumento com base no raciocínio lógico

Os processos utilizados nodesenvolvimento da argumentação são:
c) argumento por alusão histórica
Onde o autor recorre a acontecimentos do passado para explicar fatos do presente.
Parte do texto: “O que está acontecendo com a...
tracking img