A adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS Adolescentes



A Adolescência
Adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações física, psíquica e sociais, sendo que estas duas últimas recebem interpretações e significados dependendo da época e da cultura na qual está inserida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, adolescente é o individuo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade.No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece outra faixa etária: dos doze aos dezoito anos. Daniel Sampaio define adolescência como sendo: uma etapa do desenvolvimento, que ocorre desde a puberdade à idade adulta, ou seja, desde a altura em que um sistema de valores e crenças se enquadra numa identidade estabelecida.


Os aspectos físicos da adolescência (crescimento, maturaçãosexual) são os componentes da puberdade vivenciados de forma semelhante por todos os indivíduos. Quanto às dimensões psicológica e social, estas são vivenciadas de maneira diferente em cada sociedade, em cada geração e em cada família, sendo singulares até mesmo para cada individuo. É neste contexto de alteração do próprio corpo e também de uma maturação ao nível ao intelecto (operações formais eabstractas), que o adolescente procura entender quem é e qual o seu papel na sociedade em que vive: interessa-se por problemas de ordem moral e ética e, por vezes, adopta ideologias.


Actualmente o conceito mais aceite é o de que não existe adolescência e sim adolescências em função do político, do social, do momento e do contexto em que está inserido o adolescente. A adolescência guardaainda especificidades em termos de género, classe e etnia.


Adolescentes

Na língua inglesa, originariamente o “teen” redução do termo “teenager” , era utilizad para designar uma faixa de idade, que vai dos 11 até os 19 anos. O significado recente da palavra teen – adolescente – começou a ser utilizado somente a partir do século XX.
As idades da adolescência variam de acordo com a cultura.A Organização –Mundial da Saúde define a adolescência como o período de vida entre os 10 e os 20 anos de idade.
Durante ente período de vida, muitas crianças atravessam os estados físicos da puberdade, que geralmente iniciam entre as idades de nove a treze anos. Muitas culturas reconhecem pessoas como “tornando-se adultas” em variadas idades. Por exemplo, a tradição judaica considera como adultosmembros da sociedade os homens aos 13 e as mulheres aos 12 anos de idade, sendo a cerimonia de transição chamada Bat Mitzvah para as garotas e Bar Mitzvah para os rapazes. Os jovens católicos de ambos os sexos recebem a sacramento do Crisma. No japão a passagem é celebrada pelo Seijin Shiki (ou “cerimonia adulta” em tradução literal).
A legislação sua idade formal de maioridade, quandoadolescentes passam a ser tratados como adultos.


O que muda na adolescência?1
Quando uma pessoa nasce, as primeiras pessoas importantes para nós são aquelas que nos cuidam. Salvo determinadas situações, essas pessoas são o pai e a mãe. Afinal, fosse quem fosse, cuidaram de nos, deram-nos alimento, ajudaram-nos a andar, encaminharam o nosso cresce, gostaram de nós. É sempre terrível pensa que nãotivemos ninguém, mas alguém esteve la sempre, afinal, ninguém cresce sozinho. Quer dizer que as pessoas com quem nos crescemos foram, e serão sempre, aquelas pelas quais sentimos sempre afecto.
Entao porque é que agora chego aqui, e as coisas já não são bem assim?

Porque nos crescemos como tudo na vida cresce, e esse crescer altera o estado das coisas, senão repara. Quando eras mais pequenosentias pelos teus pais e/ou por quem cuidava de ti uma grande admiração – eram quase heróis ou ídolos. Tudo o que eles faziam, desde o jogar à bola, brincar às casinhas, as prender que nos ofereciam e que nós tanto gostávamos, vestiam-nos, calçavam-nos, enfim, tudo corria bem, chegávamos a gabá-los na escola aos outros coleguinhas de infância, medindo forças para quem tinha os melhores pais....
tracking img