Comando linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Suponha que você seja dono de um serviço dehospedagem  de sites e diariamente precisa disponibilizar, numa pasta acessível por FTP, o arquivo de log de acessos de um cliente. Étrabalhoso fazer isso manualmente e na pior das hipóteses, você pode esquecer. Felizmente, o Linux conta com o serviçocron, que permite a realização de tarefas programadas em dias e horários determinados porvocê. O objetivo deste artigo é mostrar como fazer isso.

O que é cron
O cron pode ser interpretado como um serviço do Linux que é carregado durante o processo de boot dosistema. Trata-se de umaferramenta que permite programar a execução de comandos e processos de maneira repetitiva ou apenas uma única vez.
No caso citado da introdução, você poderia usar o cron para que o arquivo de log deum cliente fosse disponibilizado todos os dias às 15 horas, por exemplo. Isso é possível porque o daemon (uma espécie de programa que executa tarefas em segundo plano) do cron executa os comandos nasdatas e horários especificados. A cada minuto, o cron é acionado para verificar se há tarefas a serem realizadas.
Para executar as tarefas, o cron usa uma espécie de tabela conhecida como crontab.O arquivo crontab geralmente fica localizado no diretório /etc, mas também pode estar em um diretório que cria um crontab para cada usuário do sistema (geralmente em /var/spool/cron/), tudo dependedas configurações do sistema operacional utilizado.

Como usar o cron
O primeiro passo é abrir o crontab. Para isso, você pode usar editores de textos como vi, emacs ou nano. Também é possíveldigitar o comando crontab -e para editar o arquivo exclusivo de seu usuário. Neste caso, a edição é feita como se você estivesse usando o vi.
O crontab tem o seguinte formato:
[minutos] [horas] [diasdo mês] [mês] [dias da semana] [usuário] [comando]
O preenchimento de cada campo é feito da seguinte maneira:
- Minutos: informe números de 0 a 59;
- Horas: informe números de 0 a 23;
- Dias do...
tracking img