Operadores agumentativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Operadores argumentativos são palavras da nossa língua que aparecem em orações gramaticais para darem razão, alegação, argumento ao que está sendo dito.
Sempre que noscomunicamos, usando a linguagem oral ou a escrita, pretendemos que nosso interlocutor chegue a determinadas conclusões.
Para isso nosso texto que tem força argumentativa. Os elementos do texto quecumprem essa função, de acordo coma a Linguística Textual, são chamados de Operadores Argumentativos.
Para a Gramática Normativa, tais operadores são classificados apenas como classes de palavrasinvariáveis como advérbios, preposições, conjunções, locuções adverbiais, prepositivas, conjuntivas.
Essa força argumentativa é estabelecida por meio de segmentos textuais que ligam um argumento a outro,com o propósito de remeter o interlocutor a uma determinada conclusão, a um determinado sentido enunciativo para aquilo que está dito.
Há, na própria estrutura semântica de um texto, argumentos quenão estão descritos nas entrelinhas, mas o interlocutor precisa pressupô-los por meio desses articuladores, que são os pressupostos.
Embora os estudos desses operadores argumentativos sejam maisrelevantes para os linguistas do que para os gramáticos, tais elementos fazem parte da gramática da língua.
Há vários tipos e exemplos de operadores argumentativos. Eles são os seguintes:

1) Operadoresque se somam a outro, com a mesma conclusão (e, nem, também, não só, mas também, mas ainda, além disso, etc.).

Ex: Ela estuda demais, mas ainda não conseguiu atingir a média exigida pela escola,tampouco seus colegas conseguiram.

2) Operadores que explicitam conclusão ao que foi dito (logo, portanto, então, em decorrência, consequentemente, etc.).
Ex: Infelizmente você está com anemia emdecorrência de uma dieta irregular feita por um longo período.

3) Operadores que se contrapõem a outro, com conclusão contrária (mas, porém, todavia, embora, ainda que, mesmo que, apesar de,...
tracking img