Perfil estrategico de uma empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IST
-
INTRODUÇÃO
A
SEGURANÇA DO
TRABALHO
PÓS- MÉDIO
SEGURANÇA DO TRABALHO

INTRODUÇÃO
A Organização Odebrecht é um conglomerado brasileiro que atua em quase todo o mundo nas áreas de engenharia construção, produtos petroquímicos e químicos. A empresa foi fundada pelo engenheiro pernambucano Norberto Odebrecht no ano de 1944 em Salvador, no estado da Bahia, e atualmente está presenteem todo o Continente Americano, na África, na Europa e no Oriente Médio.
HISTÓRICO DA EMPRESA
Em 1944, a empresa que originaria a Construtora Norberto Odebrecht S.A. começava a movimentar suas primeiras betoneiras repletas de concreto. O DNA da Organização Odebrecht, no entanto, remonta há anos antes: 1856 data da chegada de Emil Odebrecht ao Brasil. Seguindo o fluxo da imigração germânica oengenheiro alemão se fixou no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
Emil participou ativamente de demarcações de terras, levantamentos topográficos e construções de estradas na região Sul do País. Casado com Bertha Bichels, ele teve 15 filhos. Um de seus netos, Emílio Odebrecht , se enveredaria pelo setor da Construção Civil e comprovaria a veia empreendedora da família Odebrecht.
A construtoraIsaac Gondim e Odebrecht Ltda. foi a primeira empresa de Emílio Odebrecht. Em 1923, ele criaria a Emílio Odebrecht & Cia., responsável por várias edificações no período entre guerras, em estados do Nordeste. À época, foi um dos pioneiros no uso do concreto armado no Brasil.
Com o início da Segunda Guerra, os materiais de construção vindos da Europa tornaram-se caros e escassos, deflagrando umacrise no setor. Desencorajado, Emílio retirou-se dos negócios, situados em Salvador, na Bahia. Coube a seu filho Norberto Odebrecht substituí-lo, em 1941.
Três anos mais tarde, Norberto criou uma empresa própria, marco fundador da Organização. Sob sua liderança, a Odebrecht cresceu, ultrapassou fronteiras e se diversificou, sempre alicerçada nos Princípios, Conceitos e Critérios desenvolvidos porele e que compõem a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO).
Na virada da década de 1980 para 1990, investimentos em negócios do setor petroquímico tornavam-se estratégicos. Nesse panorama, Emílio Odebrecht sucedeu ao pai na presidência da holding Odebrecht S.A. com o desafio de dar continuidade à expansão internacional. A Organização ampliou sua atuação, chegando a países como Estados Unidos,México, Venezuela e Malásia.
Emílio Odebrecht permaneceu à frente da Organização por dez anos, até Pedro Novis passar à direção, em 2001 . O início do novo século seria marcado pela aquisição do controle acionário da Copene, a central de matérias-primas do Pólo de Camaçari, na Bahia, num consórcio com o Grupo Mariani. Uma grande e competitiva empresa brasileira no setor petroquímico começava a serdesenhada. Após integrações societárias e operacionais, surgiu a Braskem, em 2002.
A partir do fim de 2008, Marcelo Odebrecht assumiu o comando da Organização. Integrante da terceira geração à frente dos negócios da família, ele lidera um novo ciclo de crescimento.

PERFIL DA EMPRESA
A Odebrecht é uma organização brasileira fundada em 1944, por Norberto Odebrecht e está presente em países daAmérica do Sul, América Central, América do Norte, África, Europa e Oriente Médio. Autodenomina-se líder nos negócios de Engenharia e Construção, através da Construtora Norberto Odebrecht, de Química e Petroquímica na América Latina, através da Braskem e participa também de empreendimentos nos setores de Infra-Estrutura e Serviços Públicos, no Brasil e em Portugal.
PRINCIPIOS
Os PrincípiosFundamentais da Odebrecht estabelecem os valores culturais e éticos que devem conduzir os negócios na Odebrecht. São eles: Confiança nas Pessoas, em sua capacidade e em seu desejo de evoluir; Satisfação do Cliente, servindo-o com ênfase na qualidade, na produtividade e na responsabilidade socioambiental;
Retorno aos Acionistas e valorização de seu patrimônio;
Parceria entre os Integrantes, que...
tracking img