Meétodos de separação de misturas

1002 palavras 5 páginas
Trabalho de Química

Métodos de Separação de Misturas

ALUNOS:

INTRODUÇÃO

Na natureza, dificilmente alguma substância é encontrada no seu estado puro, isolada de outras substâncias; em geral, quase tudo à nossa volta é formado por misturas de várias substâncias.
Os métodos de separação de misturas são processos que permitem a separação das substâncias. Cada processo tem uma utilização específica, que é definida pelo tipo de mistura e seu estado físico, podendo ser homogênea ou heterogênea; sólido, líquido ou gasoso. As misturas poderão necessitar de mais de um processo para a completa separação de seus constituintes.
Na química, a separação de misturas é muito importante, pois para obtermos resultados mais corretos em pesquisas e experiências, é necessário que as substâncias químicas utilizadas sejam as mais puras possíveis. Para isso, utilizam-se vários métodos de separação, que vão desde a “catação” até complicada “destilação fracionada”.

O QUE É UMA MISTURA?
Mistura: associação de duas ou mais substâncias em porções arbitrárias, separáveis por meios mecânicos ou físicos e em que cada um dos componentes guarda em si todas as propriedades que lhe são inerentes.
Misturas podem ser: Homogêneas e heterogêneas
SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEA * CATAÇÃO:
Método utilizado para separar misturas heterogêneas de sólido – sólido, onde é necessário que os componentes da mistura sejam aparentemente distintos. Um exemplo é a catação de pedra no feijão, onde se retira, catando, as pedras, que são diferentes do feijão. * PENEIRAÇÃO:
Método utilizado para separar misturas heterogêneas de sólido – sólido, onde o tamanho da partícula é o responsável pela separação, ou seja, utiliza-se uma peneira que permite que alguns sólido pequenos passem (a maioria) e uma pequena quantidade de partículas grandes ficam retidas na peneira, que separa através do seu tamanho, ou melhor, do tamanho da malha da peneira. * DECANTAÇÃO:
Método

Relacionados

  • Química analítica
    517533 palavras | 2071 páginas
  • Skoog
    549601 palavras | 2199 páginas
  • Design sustentavel
    22024 palavras | 89 páginas