Comando linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comandos Básicos Linux

Uma das coisas essenciais ao usar um sistema operacional é saber como lidar com os arquivos e diretórios dentro dele. Em sistemas Linux, criar e/ou alterar arquivos e diretórios, é um pouco (ou muito ) diferente do que estamos acostumados a fazer em nosso Windows, seja ele XP ou Vista.

Uma pequena introdução
Quando efetuamos uma instalação padrão no Windows, osistema cria um disco usando todo o espaço do disco rígido (ou HD) chamado de C. No Linux, não existem unidades como conhecemos no Windows (C, D, E, etc). Ao invés disso, temos um tal de / (barra) que é conhecido como raiz do sistema. Todos os demais arquivos e diretórios estão abaixo dele, vejamos um exemplo:

/
| | | | | | |
etc opt usr home srcvar bin

Embaixo destes diretórios temos mais uma infinidade de arquivos e diretórios.

A estrutura de diretórios também é conhecida como "Árvore de Diretórios" porque tem a. forma, de uma árvore.
Mas antes de estudarmos a estrutura de diretórios temos que ter em mente o que são diretórios.
Um diretório nada mais é do que o local onde os arquivos são guardados no sistema. O arquivopode ser um texto, uma imagem, planilha, etc.
Os arquivos devem ser identificados por nomes para que sejam localizados por quem deseja utilizá-los.
Um detalhe importante a ser observado é que o GNU/Linux é case sensitive, isto é, ele diferencia letras maiúsculas e minúsculas nos arquivos e diretórios.
Sendo assim, um arquivo chamado Arquivo é diferente de ARQUIVO e diferente de arquivo.
Aárvore de diretórios do GNU/Linux tem a seguinte estrutura:


/  Este é o principal diretório do GNU/Linux e é representado por uma "/" (barra). É no diretório raiz que ficam rodos os demais diretórios do sistema.
Estes diretórios, que vamos conhecer agora, são chamados de subdiretórios, pois estão dentro do /.

/bin  O diretório /bin guarda, os comandos essenciais para o funcionamento dosistema,. Esse é um diretório público, sendo assim, os comandos que estão nele podem ser utilizados por qualquer usuário do sistema.
Entre os comandos, estão o bash, ls, echo, cp e outros.

/boot  No diretório /boot estão os arquivos estáticos necessários à inicialização do sistema, e o gerenciador de boot.
O gerenciador de boot é um programa que carrega um sistema operacional e/ou permiteescolher qual será iniciado.

/dev  No diretório /dev ficam todos os arquivos de dispositivos. O Linux faz a, comunicação com os periféricos por meio de links especiais que ficam armazenados nesse diretório facilitando assim o acesso aos mesmos.

/etc  No diretório /etc estão os arquivos de configuração do sistema,. Nesse diretório vamos encontrar vários arquivos de configuração, tais como:scripts de inicialização do sistema, tabela do sistema de arquivos, configuração padrão para logins dos usuários, etc.

/lib  No diretório /lib estão às bibliotecas compartilhadas e módulos do kernel. As bibliotecas são funções que podem ser utilizadas por vários programas.

/media  Ponto de montagem para dispositivos removíveis, tais como: cd, dvd, disquete, pendrive, câmera.

/mnt  Essediretório é utilizado para, montagem temporária, de sistemas de arquivos, tais como arquivos entre Windows e Linux, Linux e Linux, etc.

/opt  Normalmente, é utilizado por programas proprietários ou que não fazem parte oficialmente da distribuição.

/sbin  O diretório /sbin guarda, os comandos utilizados para inicializar, reparar, restaurar e/ou recuperar.Isso quer dizer que esse diretório tambémé de comandos essenciais, mas os mesmos são utilizados apenas pelo usuário root.
Entre os comandos estão o halt, ifconfig, init, iptables e outros.

/srv  Diretório para dados de serviços fornecidos pelo sistema, cuja aplicação é de alcance geral, ou seja, os dados não são específicos de um usuário.
Por exemplo, /srv/www (servidor web), /srv/ftp (servidor ftp), etc

/tmp  Diretório...
tracking img