Metodos dedutivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Método dedutivo
Método dedutivo é a modalidade de raciocínio lógico que faz uso da dedução para obter uma conclusão a respeito de determinada(s) premissa(s).
A indução normalmente se contrasta àdedução.
Essencialmente, os raciocínios dedutivos se caracterizam por apresentar conclusões que devem, necessariamente, ser verdadeiras caso todas as premissas sejam verdadeiras.
Possui baseracionalista e pressupõe que apenas a razão pode conduzir ao conhecimento verdadeiro. Partindo de princípios reconhecidos como verdadeiros e inquestionáveis (premissa maior), o pesquisador estabelece relaçõescom uma proposição particular (premissa menor) para, a partir de raciocínio lógico, chegar à verdade daquilo que propõe (conclusão).
História
O método dedutivo surgiu na Grécia antiga, com osilogismo do filósofo Aristóteles e também foi desenvolvido por Descartes, Spinoza e Leibniz.
Entretanto, é importante frisar que a dedução (e, consequentemente, o método dedutivo) não oferece conhecimentonovo, uma vez que sempre conduz à particularidade de uma lei geral previamente conhecida. A dedução apenas organiza e especifica o conhecimento que já se possui. Ela tem como ponto de partida o planodo inteligível (ou seja: da verdade geral, já estabelecida) e converge para um ponto interior deste plano.
Na literatura
O método dedutivo se tornou popular principalmente com as publicações dasobras de Sir Arthur Conan Doyle, criador do célebre Sherlock Holmes. Doyle demonstrou que toda dedução lógica, uma vez explicada, torna-se "infantil", pois a conclusão provoca espanto e admiração apenasenquanto os passos de seu desenvolvimento investigativo ainda são desconhecidos.
Aplicações
Processos similares aos do método dedutivo são amplamente empregados na criminalística forense, porémamparados pela metodologia da abdução e da indução, que são outras modalidades de raciocínio lógico.
Exemplos
* Todo vertebrado possui vértebras. Todos os cavalos são vertebrados. Logo, todos os...
tracking img