Codigo florestal brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
tecnologia em Gestão ambiental

ELOYSA GISANY SILVA FREITAS

CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO (LEI Nº4.771/65)

Taiobeiras
2011
ELOYSA GISANY SILVA FREITAS

CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO (LEI Nº4. 771/65)

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as AtividadesInterdisciplinares..

Profs.Willan Luiz da Cunha
Cristina Célia Krawulski
Kenia Zanetti
Ewerton de Oliveira Pires

Taiobeiras
2011

Introdução
Este trabalho tem como principal objetivo demonstrar o quanto o código florestal brasileiro é importante para a biodiversidade do nosso país.
O código florestal brasileiro foi criado pela lei de n°4.771/65, no dia 15 (quinze) de setembro de1965 (mil novecentos e sessenta e cinco), nele estão contidos 50 (cinqüenta) artigos e tem com principal objetivo proteger as nossas florestas.
É também uma oportunidade de recuperação de nossas florestas e do meio ambiente em si, com isso ao passar do tempo vamos conseguir gerar um Brasil mais novo, mais organizado em relação ao meio ambiente com a produção de novas florestas e com a preservaçãodas existentes.
As discussões referentes ao tema da revisão do Código Florestal têm levado cada vez mais à evidência de que, da forma como está redigido, ele se tornou um instrumento de discórdia na sociedade. O principal ponto dessa discussão tem sido a Reserva Legal e Área de Proteção Permanente que isoladamente são o objeto mais forte do conflito.

Desenvolvimento
O código florestalbrasileiro é uma lei que vai delimitar os direitos e os deveres de cada cidadão que de alguma forma se utiliza e beneficiam-se das terras e das florestas existentes no nosso país.
Refletindo sobre as características do Código Florestal Brasileiro, devemos olhar primeiro para o contexto em que esse instrumento teve origem, em 1934: foi evoluindo e, hoje, não tem conflito com nenhum conceitoconstitucional sobre o direito de propriedade e nem com os princípios de sustentabilidade e interesse social que caracterizam a Constituição.
Ao longo dos anos de defesa do Código Florestal, muito se escreveu, muito se discutiu, e poucos reconheceram a importância dos instrumentos para a gestão territorial brasileira. Suas alterações, até aqui, trataram de ampliar as funções que visam ao ordenamento dapropriedade com base no papel das florestas, para a proteção das águas e da diversidade biológica.
A importância do Código para as questões ambientais são mais amplas que as nossas florestas, isso porque trata do uso e acesso das demais formas de vegetação. Quando nos referimos a florestas, sempre temos a percepção de sua importância, seja pelas dimensões ou pelo seu valor ao bem-estar das pessoas.Nem sempre essa percepção está vinculada ao conhecimento e, muitas vezes, traduz apenas um sentimento de que as florestas contribuem para o clima, para qualidade da água, para o abrigo dos animais silvestres.
O código florestal é um diploma legal de grande importância para a preservação do meio ambiente, mas sua utilização tem que ser feita com técnica e bom senso. A aplicação do seu art. 2º naszonas urbanas prejudica qualquer projeto de desenvolvimento e de expansão urbana, conflitando com os interesses da sociedade.
As faixas marginais de um rio são de grande importância ambiental, devendo-se relembrar a sua  contribuição para o progresso. A história universal registra que as civilizações surgiram ao longo dos rios. Após as cheias do Rio Nilo, a população utilizava-se do solo úmidodas margens para a agricultura. Esse simples aproveitamento dos recursos naturais era a prova de uma inconsciente preocupação ambiental.

A utilização do código florestal nas cidades inviabiliza as diretrizes de urbanização consolidadas na Constituição Federal, prejudicando um desenvolvimento sustentável. A maior defesa do meio ambiente é o respeito à legislação vigente.
O código florestal...
tracking img