Coaching

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Um dos maiores e mais centrais desafios organizacionais tem sido, ao longo da história, fazer com que as pessoas produzam mais e melhor e, para isto, é preciso descobrir o que causa real impacto nos resultados. Aqui, vamos falar de Coaching, um processo dos mais úteis para o aumento da produtividade.

Todos tem sonhos e objetivos pessoais.
O que leva uns a alcançarem e outros afracassarem na busca de concretizar estes objetivos é, de maneira geral, um conjunto de fatores desfavoráveis que contém desde pequenos vícios ou maus hábitos até ciclos de auto-sabotagem ou real falta de preparo.
Com o processo de coaching, você aprende a identificar estes fatores e superar os obstáculos que impedem o seu crescimento e que dificultam a sua busca pelos seus objetivos.
Você vaiidentificar as suas competências e habilidades que favorecem o seu sucesso, e vai aprender a aprimorar cada uma destas características favoráveis para atingir suas metas.
Vai aprender a gerenciar o seu tempo, a aprimorar seu relacionamento interpessoal, a trabalhar em equipe, a motivar pessoas, a equilibrar suas questões pessoais com as suas questões profissionais, a crescer na sua carreira, atornar seus valores congruentes com as suas metas, sejam elas profissionais, sociais, familiares, financeiras ou técnicas, individuais ou coletivas.











Coaching (treinamento)
Coaching é um processo de desenvolvimento interativo que auxilia pessoas a se autoconhecerem e a produzirem resultados mais satisfatórios em suas vidas pessoais e profissionais. Pode ser aplicado deforma individual ou em grupo/equipe, muito utilizada em empresas como uma consistente ferramenta de Gestão e Liderança. No Brasil as atividades de Coaching já saíram do mundo organizacional e são exercidas nos mais diversos ambientes.

Coach - profissional que conduz o processo de Coaching, o Treinador/Orientador
Coachee - quem se submete ao processo de Coaching, o Treinando/Cliente
Coaching - oprocesso de Desenvolvimento em si.
É um relacionamento no qual uma pessoa se compromete a apoiar outra a atingir um determinado resultado: seja ele o de adquirir competências e/ou produzir uma mudança específica. Mas não significa um compromisso apenas com os resultados, mas sim com a pessoa como um todo, seu desenvolvimento e sua realização. Através do processo de Coaching, novas competênciassurgem, tanto para o coach quanto para seu cliente.
Não estou falando só de competências técnicas ou capacidades específicas, das quais um bom programa de treinamento poderia dar conta perfeitamente. Coaching é mais do que treinamento, o coach permanece com a pessoa até o momento em que ela atingir o resultado. É dar poder para que a pessoa produza, para que suas intenções se transformem em açõesque, por sua vez, se traduzam em resultados.

O coach (treinador, numa tradução à letra) atua encorajando e/ou motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfação de objetivos definidos por ambos, considerando idéias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos/idéias que estãosoltos e poder organizá-los, transformando em uma meta desafiante com um Plano de Ações pode levar a concretizar antigos sonhos.
Embora o termo tenha origens mais remotas, foi mais recentemente trazido do linguajar do mundo dos esportes, onde o treinador de um atleta ou de uma equipe esportiva é o Coach. A ideia central é esta: orientar ou incentivar uma pessoa ou uma equipe a obter os melhoresresultados, sejam estes pessoais ou profissionais.

Pode ser aplicado de modo formal, com encontros de Coaching regulares e pré-agendados, ou informalmente, de acordo com as necessidades que surgem.

O Coaching não é um processo psicoterapêutico, nem se volta ao passado, mas um processo de descobertas do próprio Coachee, voltadas para sua atualidade e futuro. Portanto o Coach não precisa...
tracking img