Clima e cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Clima e Cultura Organizacional

O clima organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização fazem seu trabalho. Pode referir ao ambiente dentro de um departamento, deuma fábrica ou de uma empresa inteira. Ele não pode ser tocado ou visualizado mas, pode ser percebido psicologicamente. O termo clima organizacional refere-se aos aspectos internos da organização quelevam à provocação de diferentes espécies de motivação nos seus participantes Ele faz parte da qualidade do ambiente organizacional, sendo percebido pelos participantes da empresa e que influencia ocomportamento. Afecta a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho. Através dele as pessoas esperam recompensas, satisfações e frustrações. Essas expectativas geralmente levam à motivação.O clima organizacional depende das condições económicas da empresa, da estrutura organizacional, da cultura organizacional, das oportunidades de participação pessoal, do significado do trabalho, daescolha da equipe, do estilo de liderança, da avaliação e remuneração da equipe, etc.

É capaz de afectar o comportamento organizacional e este afecta o desempenho. O desempenho é o efeito dacombinação dos recursos disponíveis (humanos, materiais, financeiros, etc.) com a administração dos mesmos. Mas, para que a organização possa alcançar bons resultados não adianta ter apenas os recursosnecessários, é preciso também que as pessoas que trabalham nela saibam administrá-los, queiram fazê-lo e possam fazê-lo.

A administração parte do fato das pessoas terem competência suficiente para podedesempenhar bem seu cargo. O querer fazer provém do fato de que as pessoas estejam satisfeitas ou motivadas para trabalhar, ou seja, é necessário que elas tenham motivos para fazer. E o poder fazer éque elas tenham os meios necessários para a realização do trabalho. O querer fazer mostra o clima organizacional, quando um funcionário "pode fazer", "saber fazer" e "querer fazer". Isso resulta num...
tracking img