Garoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FÁBRICA DE CHOCOLATES
GAROTO
Seus produtos de sucesso que atravessam gerações, como, por exemplo, o Crocante, o Baton, o Garoto Mix, os bombons Serenata de Amor, Mundy, Surreal, transformaram a GAROTO num verdadeiro ícone brasileiro quando o assunto é chocolate.
-
A história
A história da marca GAROTO começou exatamente no dia 16 de agosto de 1929, quando o imigrante alemão HenriqueMeyerfreund fundou a fábrica de balas H. Meyerfreund & Cia, num galpão localizado na Prainha, cidade de Vila Velha, estado do Espírito Santo. As primeiras balas eram vendidas por meninos, em tabuleiros, nos pontos de bonde de Vila Velha e assim logo passaram a ser chamadas balas “Garoto”. Mas rapidamente as balas passaram a ser distribuídas para casas comerciais, tanto da capital como das cidades dointerior do estado. Em 1934, Henrique recebeu uma herança de seus pais e comprou máquinas para a produção de chocolates. Foi neste mesmo ano que ocorreu o lançamento da famosa Pastilha Extra Forte de Hortelã.
-
-
Dois anos depois, conseguiu financiamento para montar uma fábrica mais moderna no bairro da Glória, local onde, até hoje, está o parque industrial da empresa. Com nova infra-estrutura eprodutos à base de chocolate, a empresa entrou numa fase de grande desenvolvimento, chegando a vender para além dos limites do estado do Espírito Santo. Em 1938, os negócios foram impulsionados pela entrada na sociedade de Günther Zennig que, além de capitalizar o negócio, permitindo novos investimentos na modernização da estrutura produtiva e comercial, trouxe uma nova visão empresarial àempresa.
-
-
O ciclo inicial de prosperidade da H. Meyerfreund só foi interrompido na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Por sua origem alemã, Henrique foi detido no presídio de Maruípe e a fábrica passou a ser gerida por interventores federais. Terminado o conflito, a empresa novamente seguiu um ritmo de intenso crescimento. Em 1962, a empresa sofreu a grande perda de Zennig, falecidoem um acidente aéreo ao retornar de uma viagem de negócios. No mesmo ano, a Meyerfreund transformou-se em uma sociedade anônima de capital fechado e passou a ser CHOCOLATES GAROTO S/A.
-
Ainda na década de 1960, os filhos de Henrique Meyerfreund - Helmut e Ferdinand - passaram a dividir responsabilidades com o pai. Em 1972, exportou pela primeira vez manteiga e torta de cacau para a América doSul e Estados Unidos. A partir de 1978, também passou a exportar produtos acabados para vários países do mundo. Essas iniciativas deram sustentação a um crescimento ainda mais acentuado da GAROTO, nas décadas seguintes, quando a GAROTO ampliou e modernizou suas instalações industriais e seus processos produtivos, adotou novas políticas comerciais e marcou presença em todo o mercado nacional einternacional. Investindo continuamente em tecnologia, nesse período foram lançados novos produtos e consolidada a estrutura comercial da GAROTO.
-
Em 1989, foi inaugurado um moderno Centro de Distribuição em São Paulo, para atender os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. No mesmo ano, entrou em operação uma nova fábrica de pastilhas - a Fábrica 2. Em 1997, foi concluída amontagem do então mais moderno armazém vertical do país, junto à Fábrica 2 - o Centro de Distribuição do Espírito Santo (CDES). Com uma estrutura de operação automatizada, totalmente fechada, e com dimensões de 120 metros de comprimento, 31,25 metros de largura e 23,85 metros de altura (o equivalente a um prédio de oito andares), o CDES pode armazenar 12.100 paletes (bases de madeira que dão suporteàs caixas de papelão sobrepostas) em condições ideais de umidade e temperatura. O CDES proporcionou economia e agilidade indispensáveis para as grandes demandas sazonais, como Páscoa e Natal, e sua automação também permite a expedição dentro do sistema FIFO (First in, First out), garantindo uma maior integridade dos produtos até o consumidor final.
-
Em 2002 a GAROTO foi comprada pela...
tracking img