Clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Clima organizacional
Segundo Chinavenato (1999), as pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações. E as organizações, por sua vez, dependem das pessoas para poderem funcionar e alcançar sucesso. De um lado, o trabalho absorve considerável tempo de vida e de esforço das pessoas que dele dependem para sua subsistência e sucesso pessoais. Crescer na vida e serbem-sucedido quase sempre significam crescer dentro das organizações. De outro lado, as organizações dependem direta e inevitavelmente das pessoas para operar, produzir sus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos. Com toda a certeza, as organizações jamais existiriam sem as pessoas que lhes dão a vida, dinâmica, impulso, criatividade eracionalidade. Na verdade, casa uma das partes depende da outra. Trata-se de mutua dependência na qual há benefícios para ambas as partes.
Fator humano no clima organizacional
Chiavenato (1999, p440)
O clima organizacional reflete o modo como as pessoas interagem umas com as outras, com os clientes e fornecedores internos e externos, bem como o grau de satisfação com o contexto que as cerca. Oclima organizacional pode ser agradável, receptivo, caloroso e evolvente, em um extremo, ou desagradável, agessivo, frio e alienante em outro extremo.
Clima organizacional interno
Segundo Oliveira (1995, p.47)
Clima interno é o estado em que se encontra a empresa ou parte dela em dado momento, estado momentâneo e passível de alteração mesmo em curto espaço de tempo em razão de novas influenciassurgidas, e que decorre das decisões e ações pretendidas pela empresa, postas em pratica ou não, e/ou das reações dos empregados a essas ações ou á perspectiva delas. Esse estado interno pode ter sido influenciado por acontecimentos externos e/ou internos á empresa, e pode ser origem de desdobramentos em novos acontecimentos, decisões e ações internas.
Para Begamini e Coda (1997, p.98) “ClimaOrganizacional nada mais e do que o indicador do nível de satisfação (ou insatisfação) experimentado pelos empregados no trabalho”.
De acordo com Chiavenato (1999), o fator humano tem sido o responsável pela excelência de organizações bem-sucedidas; por isso a importância do fato humano em plena era da informação. O grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas, é obtido porintermédio das pessoas que nelas trabalham.
Para Chiavenato (2002, p.73), “As organizações dependem de pessoas para proporcionar-lhes o necessário planejamento e organizações, para dirigi-las e controla-las e para faze-las operar e funcionar”.
Para Gil (2001, p.15)
Os administradores de recursos humanos de hoje já não podem considerar os empregados como meros recursos de que a organização podedispor a seu bel-prazer. Precisam trata-los como pessoas que impulsionam a organização, como parceiros que nela investem seu capital humano e que têm a legitima expectativa de retorno de seu investimento.
Conforme Fiorelli (200, p.112, 113)
A pessoa traz á Organização sua ‘bagagem psicológica’, conhecimentos, características, preconceitos, experiências anteriores. O individuo afeta a Organização erecebe sua influencia, modificando seus comportamentos, atitudes e visão de mundo, como consequência do desempenho de papéis e das experiências compartilhadas nas diversas interações.
Pesquisa de clima organizacional
De acordo com Bergamini e Coda (1997, p.99)
A pesquisa de Clima Organizacional é o instrumento pelo qual é possível atender mais de perto ás necessidades da organização e do quadrode funcionários á sua disposição, á medida que caracteriza tendências de sua satisfação ou de insatisfação, tomando por base a consulta generalizada aos diferentes colaboradores da empresa.
A pesquisa de Clima Organizacional é um levantamento de opiniões que caracteriza uma representação da realidade organizacional conciente, uma vez que retrata o que as pessoas acreditam estar acontecendo em...
tracking img