Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLATÃO


Platão nasceu em Atenas e m 428?-448? a. C. . Segundo seu pensamento, o desprezo à razão conduz à valorização apenas das paixões pessoais, à agressividade, à imprudência, o que resulta emação violenta contra o próximo. Quando o homem se deixa levar pela paixão, pelos prazeres do corpo, pela busca sem limites das satisfações físicas, ele esta exercendo violência contra si mesmo,porque age de maneira irracional. E ainda, se o homem age, em sociedade, dessa mesma maneira, não leva em consideração as necessidades alheias; tende a se tornar um tirano e, consequentemente, provoca ainfelicidade de todos.

Segundo Platão, haveria um mundo imaterial, eterno e imutável, totalmente separado do mundo sensível a que só temos acesso por meio da razão. Nesse plano da realidade estão asidéias, que são realidades que existem por si mesmas, independentes do pensamento e de todas as coisas materiais.

Platão afirmava que o mundo sensível é um fluxo eterno, e que as coisas materiaissão meras aparências, sempre se transformando, e que não permitem por isso chegar a nenhum conhecimento verdadeiro. Para alcançar a verdade, o homem deveria dirigir sua inteligência para as idéias, paraalem do mundo sensível.

Segundo Platão, a realidade de tudo estaria no mundo ideal. Assim, haveria idéias correspondentes a todos os objetos, aos seres e coisas da natureza, virtudes, entidadesmatemáticas, cores, formas, características da matéria, atividades, sentimentos. A idéia suprema é o Bem.

O universo, como nós o conhecemos, teria sido criado por um deus, o Demiurgo, que teriamodelado o mundo a partir das idéias, usando uma matéria preexistente e disforme. No entanto essa copia seria imperfeita e inferior ao mundo das idéias.

O ser humano, de acordo com Platão, é composto decorpo e alma, sendo a alma a parte mais importante e mais real do indivíduo. Ela seria imortal e eterna, existindo desde sempre no mesmo plano do mundo das idéias. Daí ela viria para se encarnar...
tracking img