Case wal-mart

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso: Ambiente de Negócios Wal-Mart (WM)
- Em 2004, a revista Fortune nomeou o WM como o negócio mais admirado pela segundo ano consecutivo. WM = maior companhia do mundo com $256,3 bi de vendas e $9 bi de lucro líquido. Supermercado – final dos anos 80, linha completa de mercearia e departamentos especializados, com uma variedade enorme (WM);
- 2004 – Amplas oportunidades para construção denovos supermercados no EUA. WM presente. WM estava presente em menos de 40% dos 100 supermercados tops. Califórnia era considerada um mercado inexplorado, WM já operava 133 ‘general-merchandise discount stores’, mas não tinha implementado os supermercados, fazendo WM ganhar um significativo market share (analistas previam um quinto das vendas de supermercado). O primeiro dos 40 planejados abriu emMarço em La Quinta, depois ia para Inglewood (a câmara municipal se opôs a proposta mesmo com uma expectativa de gerar 1200 empregos permanentes e gerar de $3 a $5 mi em impostos municipais – Uma opção era mudar para uma comunidade com melhor hospitalidade ou atropelar a câmara e ir de encontro aos eleitores);
- Na Califórnia: WM mesmos concorrentes do resto do país, como o Target Corp. (205lojas), Kmart (que faliu em 2002, emergiu em 2003 e fundiu 2004 com a Sears, Roebuck and Co.. A Sears Holding operava mais de 150 Kmart na CA (mas 2004 ainda foi mal economicamente). Costco Wholesale Corp. era um competidor mais forte do WM – 30% dos armazéns. O WM competia também com os supermercados da CA, com mais de 7500 grandes cadeias de mercearias (The Kroger Co, Albertson’s Inc e Safeway Inc.).Essas cadeias de lojas contabilizavam 88% vendas anuais de supermercado.
- O gerente do Kroeger afirmou: o ambiente da industria de varejo se caracteriza por intensa competição de preço, agressiva expansão, aumento da fragmentação das formas de presentear clientes-alvo (estilo, local, quantidade e preço) e consolidação mercadológica. Por tentar manter o market share, teve que diminuir os preçosa uma taxa superior a redução de custos.
- Com a entrada do WM as cadeias teriam que diminuir os benefícios dos funcionários para cortar custos e abaixar os preços. O impacto de preço do WM era mais forte em cidades com maior número de varejistas. Enfrentavam greves trabalhistas!
- INGLEWOOD – sul de LA: WM escolheu um terreno de 600.000m² de uma área não desenvolvida. Tinha mais de 100.000habitantes, sendo 47% Afro americano e 46% hispânico. Renda familiar média de $34.269, com 8,1% de pessoas desempregadas. Mais de 36% não tinha diploma de colegial. Quando o WM fez o primeiro contato, a reação da câmara foi negativa, pois criaria um fardo sobre os serviços da cidade e traria efeitos negativos sobre o caráter e estética da sociedade. A câmara fez um decreto, junto com os sindicatos,proibindo lojas com mais de 150.000 m² e vendesse mais de 20.000 produtos não tributáveis como comida e remédios. Fração de trabalhadores representados pelo sindicato na Califórnia aumentou de 16% (1997) para 18% (2003). Mesmo após a retirada do decreto, o WM enfrentou um clima hostil da câmara que estava determinado a deixa-lo fora.
- O WM considerou forçar uma votação publica no centro daquestão, pois uma iniciativa da Califórnia permitia por projetos para serem votados publicamente, cidadãos podiam ignorar uma lei e coloca-la sobre votação. Ela não podia começar uma iniciativa por si própria, mas ela podia patrocinar um grupo de cidadãos para coletar as assinaturas necessárias (5% da população de eleitores, e se mais de 10% a câmara já podia a por em prática sem votação).
- O WMpreparou um primeiro esboço da iniciativa proposta, patrocina os cidadãos para votarem contra a lei e daria aos eleitores uma real ideia sobre o supercentro. O WM esta confiante que os moradores ficariam do seu lado. O WM patrocina um estudo sobre os impactos econômicos que a loja traria, que previu que as famílias do sul da Califórnia poderiam economizar $600 anualmente se comprassem no WM. Para...
tracking img