Rumno a uma nova didática

1037 palavras 5 páginas
RUMO A UMA NOVA DIDÁTICA – VERA GADAU

Em seu livro Rumo a Uma Nova Didática Vera Maria Candau aprofundar na questão sobre a natureza e o objeto de estudo da Didática Geral e da Prática de Ensino e a relação entre estas disciplinas, contribuindo assim, para a discurssão entre os educadores em geral.
Ressalta que a Didática Geral tem por objeto a prática pedagógica que procura provocar uma reflexão sobre seus pressupostos, os estruturantes do método didático, o papel de cada um e a articulação entre eles, a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem, as diferentes abordagens da prática pedagógica e suas incidências concretas na dinâmica pedagógica. Relata que é de suma importância que os professores tenham uma postura consciente diante dessas questões.
A autora discute que a formação de educadores, está passando por um momento de revisão substantiva e de crise, em nosso país. Muitos são os motivos que provocam essa situação. Entre eles podemos citar: o questionamento do próprio papel exercido pela educação na sociedade, a falta de clareza sobre a função do educador e a problemática relativa á redefinição do curso de pedagogia e das licenciaturas em geral.
Relata que uns dos problemas da análise da formação dos profissionais de educação é a questão da relação entre a teoria-prática. Estas não são objetos de preocupações só dos educadores. Contudo a relação teoria-prática, nos problemas e contradições da sociedade capitalista, privilegia a separação entre teoria e prática.
Existem três dimensões principais numa unidade escolar. A primeira dimensão diz respeito ao clima que age como mediador entre práxis social e o que acontece no interior da escola. A segunda refere á situação pedagógica da sala de aula que se constitui no processo internacional que envolve mais diretamente professores e alunos. A terceira alcança a história de cada sujeito manifesta no cotidiano escolar, pelas suas formas concretas de representação social, através das quais ele

Relacionados