Wal-mart

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Wal-Mart

Curso: Gestão em Logística Empresarial
Log. 4º manhã
Equipe: Humberto Dias
Rodrigo Lima
Genildo Francisco
Hesdras Barreto
Índice
1. Introdução
2.Logística do Wal-Mart
3. Operadores Logísticos
3.1. PSL
3.2. Três PL
3.3. Quatro PL
4. Armazenagem
4.1.Operação Cross Docking
4.2. Vantagens da operação Cross Docking no Wal-Mart.4.3. Desvantagens da operação Cross Docking no Wal-Mart.
4.4. Conclusões da operação Cross Docking no Wal-Mart.
5. Sustentabilidade
5.1. Logística mais Sustentável
5.2. Clima e Energia
5.3. Lojas Eco eficientes
5.4. Sacolas Plásticas
5.5. Gestão de Resíduos
5.6. Programa Impacto Zero
5.7. Estação de Reciclagem
5.8. Doação para Bancos de Alimentos
5.9. Prêmios de Sustentabilidade6. Transporte e Roterização
7. Bibliografia
1. Introdução

O Wal-Mart foi fundado nos Estados Unidos na década de 1960 e começou a operar no Brasil em 1995, com a abertura de Sam’s Club em São Caetano do Sul, na grande São Paulo. Nos anos seguintes, estendeu sua atuação no Estado e também para o Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em 2004 chegou ao Nordeste, com a aquisição da redeBompreço, com118 unidades, e em 2005 a empresa adquiriu a divisão do grupo Sonae do Brasil, com 140 lojas na região Sul.

Pautada na missão de vender por menos para as pessoas viverem melhor, a varejista atualmente conta com nove bandeiras – Wal-Mart, Sam’s Club, Bompreço, Hiper Bompreço, Todo Dia, Maxxi, Mercadorama, BIG e Nacional-, que se adaptam às particularidades de diferentes públicos e todoPaís. Os clientes contam, ainda, com o canal de comércio eletrônico (www.walmart.com.br), criado em 2008.

A companhia encerrou o ano de 2010 com 87 mil funcionários e 479 unidades distribuídas em 18 estados e no Distrito Federal

2.Logística do Wal-Mart

Poucas empresas no mundo entenderam tão bem a importância da logística quanto à americana Wal-Mart, a maior rede varejista do mundo, que háanos está com as suas milhares de lojas ligadas on-line, sendo que a cada vez que um produto da marca passa pelo caixa, fica-se sabendo e, automaticamente, programa a reposição do estoque, para que não falte nada nas lojas.

São reconhecidos os esforços efetuados pela cadeia americana Wal-Mart por apoiar todas as ações com o propósito de fortalecer a parceria dos participantes edesenvolver uma cadeia de suprimentos altamente eficiente. Significa que a empresa procura cuidar da movimentação de materiais em toda a cadeira produtiva, tornando mais eficiente e mais sincronizada com o mercado, com menores custos e mais preparada para competir em todas as frentes.
A logística tem como meta disponibilizar aos clientes os produtos certos, nas quantidades adequadas, no tempo correto, como menor custo possível. Para isso, trabalha de forma integrada com as demais áreas da empresa, de forma a garantir um perfeito alinhamento em todo o seu planejamento. O resultado está nas gôndolas, quando o consumidor leva para casa os produtos de sua preferência.
Para que a distribuição funcione corretamente, contamos com o apoio de centros de distribuição e ações junto aos fornecedores. Aindamantemos programas específicos que ajudam a melhorar a eficiência da cadeia logística e reduzir o impacto da operação no meio ambiente, gerando uma economia significativa para o consumidor.
3. Operadores Logísticos
3.1. Fornecedores
Ética, transparência, diálogo aberto e sustentabilidade orientam nosso relacionamento com os fornecedores, buscando sempre o desenvolvimento conjunto e ofortalecimento especialmente de empresas regionais.
Fornecedores Regionais, como parte de nossos esforços para desenvolver as comunidades em que estamos presentes, buscamos fortalecer as pequenas e médias empresas locais. A parceria com esses fornecedores possibilita o atendimento à demanda de nossos clientes por produtos característicos das diferentes regiões, com qualidade e preços baixos
Segundo...
tracking img