Wal mart

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
WAL-MART
A grande estratégia da Wal-Mart para década de 90 era o mesmo modelo empresarial adotado na década anterior e a manutenção do foco dos principais objetivos da Empresa que eram: “dar aocliente o que ele quer, quando ele quer,tudo a bom preço” e “tratando todo mundo como esperamos ser tratado”. Somado a isso o formato tradicional da organização.
E esta formula deu certo, tendo em vistaque 1993 a Wal-Mart tornou-se a maior empresa de varejo do mundo.
Se analisarmos o comportamento estratégico da Wal-Mart segundo as forças competitivas de Porter, que são: ameaça de novosconcorrentes, pressão de produtos substitutos, poder de barganha dos compradores, poder de barganha dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes, podemos destacar:
Ameaça de novos concorrentes, trata dafacilidade ou dificuldade que um novo concorrente pode sentir ao começar a fazer negócios em um setor. No caso Wal-Mart, a competição dura que enfrentou contra Kmart e Target.
Pressão de produtossubstitutos está relacionada à facilidade com a qual o comprador pode substituir um tipo de produto ou serviço por outro, logo com a estrutura da Wal-Mart, esta pode impor o produto que quiser no mercadoPoder de barganha dos compradores, nem todos os compradores são iguais, os compradores têm muito mais poder de barganha quando fazem o seguinte: Compram em grandes volumes, o que lhes permite exigirmelhores preços unitários. Pense no poder da Wal-Mart, em oposição a uma pequena loja familiar, de exigir concessões dos compradores.
Poder de barganha dos fornecedores, os fornecedores têm um poderde barganha semelhante ao dos compradores. Segundo Porter, os grupos de fornecedores serão poderosos caso existam as seguintes condições:
Não tem que lutar contra outros produtos substitutosvendidos ao setor, em outras palavras, o comprador não tem muitas opções, o fornecedor não depende do comprador para efetuar uma parte substancial das vendas e os produtos do fornecedor são importantes...
tracking img