Citologia, histologia e embriologia.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA.

-------------------------------------------------
Trabalho, como nota parcial da disciplina de citologia, Histologia e Embriologia.
-------------------------------------------------
Trabalho, como nota parcial da disciplina de citologia, Histologia e Embriologia.
TECIDO MUSCULAR

INTRODUÇÃO
Neste trabalho ira mostra o assunto tecido muscular é umtecido dos animais caracterizado pela sua contratilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair segundo alguns estímulos claros e utilizando o ATP (molécula orgânica responsável pelo armazenamento de energia nas suas ligações químicas); e pela sua excitabilidade, ou seja, capacidade de responder a um estímulo nervoso.
As células desse tecido são de origem mesodérmica, sendo que a sua diferenciaçãose dá através da síntese de proteínas específicas com uma organização determinada, tais como os diferentes tipos de actinas, miosinas e proteínas motoras filamentosas.
Os tecidos musculares são diferenciados pelas suas características morfo-funcionais. Existem três tipos principais de tecidos musculares nos vertebrados:
* Tecido muscular estriadoesquelético),
* Tecido muscular cardíaco e* Tecido muscular liso.
Os tecidos estriados apresentam estriações visíveis em microscopia ótica, o que não é existente no tecido muscular liso, cujas células, de formato fusiforme, se apresentam aleatoriamente dispostas.
Os músculos esqueléticos são voluntários e de contração rápida. São eles os músculos comuns geralmente envolvidos na locomoção ou no envolvimento de vísceras, como obíceps braquial ou o deltóide.
O tecido estriado cardíaco está na constituição do coração, a bomba propulsora do sistema circulatório humano. Esse tecido tem contracção rápida, involuntária e rítmica, possuindo células ramificadas que se associam em discos intercalares proporcionando uma forte adesão celular e comunicação/propagação do impulso elétrico.
O músculo liso está principalmente presente nasvísceras e contrai-se lenta e involuntariamente. São órgãos internos, como o estômago, o intestino, os pulmões e os vasos sanguíneos.

DESENVOLVIMNTO
O tecido muscular estriado é formado por fibras musculares cilíndricas, finas e que podem medir vários centímetros de comprimento. Possui células alongadas; encontramos presos aos ossos; suas células são chamadas de miócitos ou fibras musculares;suas fibras apresentam estrias transversais e latitudinais; contração rápida e voluntária, isto é, podem se contrair ou relaxar, dependendo da vontade(consciente), contração rápida e forte; suas células são multinucleadas. Ex: Face, braço, perna, língua, etc.
Algumas estruturas celulares das fibras musculares recebem nomes especiais: a membrana plasmática é chamada sarcocema; o citoplasma,sarcoplasma; as mitocôndrias, sarcossomos; e o núcleo, cariossarco.
O número de mitocôndrias é muito grande, uma vez que necessita gerar grande quantidade de energia (ATP) para poder contrair-se.
ESTRUTURA
Possui uma membrana envolvendo cada umas das fibras, que são longas, contínuas e com muitos núcleos, situados na periferia da célula. Ocorrem estrias claras e escuras, dispostas no sentidotransversal. Essas estrias resultam do arranjo de filamentos muitos finos que formam as fibrilas, que, por sua vez, se dispõem no sentido longitudional da fibra. Contraem-se muito rapidamente, e a contração pode ser voluntária ou involuntária (no caso do coração).
Apresentam faixas transversais claras e escuras alternadas, o que lhes conferem o aspecto estriado. As miofibras são polinucleadas comnúcleos periféricos. Elas são produzidas unicamente durante a vida embrionária pela fusão de várias células, por isso são sincícios. Depois que os músculos estão formados, elas nunca mais se dividem, apenas aumentam de volume, fazendo com que o tamanho do músculo fique maior.
Outra característica da fibra estriada é a ocorrência dos túbulos trasnversos (ou tubos T), que são invaginações do sarcolema...
tracking img