Citologia, histologia e embriologia (che)

888 palavras 4 páginas
Estudo Dirigido I

1. Descreva morfofisiologicamente as mitocôndrias. mitocôndria é formada por duas unidades de membrana separadas por um espaço intermembranoso, cada qual com funções e proteínas diferentes associadas à sua bicamada lipídica. A membrana interna emite numerosas cristas para o interior da organela, aumentando substancialmente a sua superfície.
Na intimidade da mitocôndria, delimitada pela membrana interna, está a matriz mitocondrial. A matriz contém material protéico granular de alta densidade, capaz de se ligar à fosfatos de cálcio e magnésio, precipitando-se na forma de grânulos elétron-densos.
A matriz possui todas as enzimas necessárias ao ciclo de Krebs. A membrana externa mitocondrial é semelhante às demais membranas da célula eucarionte. A membrana interna, possui os elementos da cadeia respiratória necessários para a respiração aeróbica.

2. O grupo de pesquisa do qual você participa iniciou um trabalho onde o modelo animal de estudo é um camundongo que não possui um tipo de filamento intermediário nas células presente na camada basal da epiderme (que é a camada mais superficial da pele). Ao observar este animal você percebe que ele desenvolve bolhas na pele quando submetidos a traumas mecânicos, como por exemplo, o atrito. No dia da apresentação de seus resultados para a equipe na qual faz parte, você inicia revisando alguns tópicos sobre citoesqueleto das células. Com isso, comente quais são os componentes do citoesqueleto e suas respectivas funções. O citoesqueleto tem função estrutural, permite movimentação da célula, permite o deslocamento de organelas e macromoléculas, e pode ser composto por Microfilamentos, microtubulos ou filamentos intermediários.
3. Descreva a via biossintética secretora, enfatizando as organelas envolvidas, sua morfologia e a função de cada uma. A via biossintérica secretora é formada por um conjunto de membranas interconectadas que podem formam tubos ramificados ou cisternas. Juntamente com

Relacionados

  • 1 AULA CHE1 T CNICAS EM MICROSCOPIA 1 CHE 2 2012 Red
    696 palavras | 3 páginas
  • E a psicologia entrou no hospital
    4445 palavras | 18 páginas
  • Tmp 2882 PPP2010 1869963129
    63954 palavras | 256 páginas