Citologia, histologia e embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Todo o ser vivo é composto por célula, que pode ser eucarionte ou procarionte, e formam grupo de organismos classificados em cinco reinos (animália, plantae, fungi, monera e protista) (OTHHAMMER, MATTE, CRUZ, SEHN, FERNANDES, 2009).
Os procariontes são organismos provenientes do reino monera, unicelulares, podendo viver em colônias. São diferentes dos eucariontes, pois apresentam o materialgenético disperso no citoplasma, ou seja, não estão envolvido pelo envoltório celular (OLIVEIRA; FONTANA; ROSARIO; PINTO, 2006).
As células procariontes alem de membrana plasmática, apresentam uma parede celular, que confere proteção e rigidez mecânica. Essa parede celular é composta por moléculas de polissacarídeos, lipídios e proteínas (PORTAL EDUCAÇÃO, 2012).
As células eucarióticas possuemnúcleo verdadeiro, apresentam regiões que estão separadas no citoplasma por membranas internas, que formam as organelas, essas são comuns a todas as células, como a mitocôndria, especializada no metabolismo oxidativo; o retículo endoplasmático, estrutura membranosa rica em ribossomos, que constituem a síntese proteica; e o complexo de Golgi, formada por membranas e vesículas, envolvidas na modificação etransporte de moléculas fabricadas no retículo endoplasmático (PORTAL EDUCAÇÃO, 2012).
A parede celular é uma estrutura rígida e externa a membrana plasmática, encontrada em bactérias, cianofíceas, fungos, plantas e alguns protistas, sendo resistente. Nos fungos a parede celular é formada por quitina, já nas plantas é formada por fibras de celulose (OTHHAMMER, MATTE, CRUZ, SEHN, FERNANDES,2009).

A membrana celular é encontrada tanto nos seres procariontes e quanto nos seres eucariontes. É composta por uma dupla camada de fosfolipídios e no meio da matriz lipídica são encontrados moléculas de proteínas, com capacidade de movimentação e deslocamento (MELDAL, 2012).
A parede celular é uma membrana permeável, e não exerce controle sobre as substâncias que penetram ou sai da célula, jáa membrana plasmática tem função de seletiva, sendo denominada semipermeável (OTHHAMMER, MATTE, CRUZ, SEHN, FERNANDES, 2009).

É visto que os processos que promovem os movimentos entre o meio interno e externo na célula são, processo passivo, ocorrem sem gasto de energia, por difusão, difusão facilitada e simples; processo ativo ocorre gasto de energia, como bomba de sódio e potássio;endocitose, ingestão de substâncias maiores por fagocitose e pinocitose; e exocitose, que permite a eliminação de produtos maiores (OTHHAMMER, MATTE, CRUZ, SEHN, FERNANDES, 2009).
O citoplasma é o espaço gelatinoso entre a membrana plasmática e o núcleo, este espaço é formado por substância viscosa denominada citosol, onde estão mergulhadas as organelas citoplasmáticas. A água, pequenas porções deaçucares, aminoácidos, sais minerais e outras substancias fazem parte do citosol. (CINTRA, 2008).
As principais funções do citoplasma são movimentos celulares onde o citoplasma é responsável pelos movimentos de ciclose, amebóide, ciliar e flagelar e síntese, armazenamento e transporte de macromoléculas, em que as organelas envolvidas nesta função são os ribossomos, retículos, complexo de golgi,lisossomos, peroxissomos, vacúolos e glioxissomos (ACERVO ESCOLAR, 2011).
Os ácidos nucleicos são moléculas orgânicas, compostas por 5 elementos, C, H, O, N, P. São formados pela união de nucleotídeos. Cada nucleotídeo é uma associação de 3 moléculas fosfato (p), pentose (ribose ou desoxirribose) e base nitrogenada (adenina, guanina, citosina, timina ou uracila) (OTHHAMMER, MATTE, CRUZ, SEHN, FERNANDES,2009).
Os ácidos nucleicos possuem duas categorias, o DNA ou acido desoxirribonucleico, e RNA ou ácidos ribonucleicos. O DNA é encontrado no núcleo, porem existe também nos cloroplastos e no citoplasma. Tem função de sintetizar as moléculas de RNA e transmitir características genéticas. Já o RNA é encontrado tanto no núcleo como no citoplasma, porem sua função de síntese de proteína é...
tracking img