Plano de negocios coffee break

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 75 (18614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
4

1 INTRODUÇÃO

Através deste trabalho da disciplina de Empreendedorismo buscase analisar a viabilidade da abertura de uma empresa no ramo gastronômico e de entretenimento em Londrina. Empreender significa criar algo que possa ser útil, satisfazer a uma necessidade ou atender a uma expectativa. A essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento de novas oportunidades noâmbito dos negócios e tem a ver com a criação de uma nova forma do uso ou combinação de recursos com o objetivo do desenvolvimento econômico e satisfação do mercado sem prejudicar a natureza. No Brasil, o empreendedorismo começou a ganhar forcas na década de 90, com a abertura da economia. A entrada de produtos importados ajudou a controlar os preços, uma condição importante para o país voltar acrescer. No entanto, esse movimento trouxe problemas para alguns setores da economia que não com seguiam competir com empresas internacionais. Esse fato levou o governo a estabelecer reformas, controlar a inflação e ajustar a economia . A partir de 2000, com o surgimento e estímulo aos pequenos empreendimentos, novos postos de trabalho passaram a ser criados, investidores de outros países voltaram aacreditar no Brasil, as exportações aumentaram e as pequenas empresas ocupam hoje uma posição de destaque, gerando desenvolvimento econômico e postos de trabalho. Mesmo assim, ainda temos problemas a enfrentar. Muitas dessas empresas encerram suas atividades com pouco mais de um ano. Algumas ainda conseguem prolongar seu ciclo de vida, desempenhando seu papel na vida econômica e social de suacomunidade, como geradoras de empregos e de produtos, significando riqueza para o país (PALERMO, 2001). Dentre os problemas enfrentados por empreendedores, fatores como falta de tecnologia, falta de capital, dificuldade de acesso a crédito, falta de conhecimento e preparo dos empreendedores, contribuem para o fechamento dessas iniciativas. Considerando as dificuldades enfrentadas para a sustentaçãodesse tipo de empresas, entidades como o SEBRAE, por exemplo, tem contribuído para a formação de empreendedores e principalmente a orientação para o desenvolvimento

5

do plano de negócios e processo de gestão com vistas a minimizar as causas de mortalidade. As universidades também vêm contribuindo para estimular o empreendedorismo e também minimizar as causas de mortalidade de micros e pequenasempresas, adotando em seus currículos acadêmicos a disciplina de empreendedorismo, estimulando e orientando os alunos no processo de empreender e dar sustentabilidade aos pequenos negócios. Nesse sentido, este plano de negocio visa contribuir para a formação acadêmica dos alunos do Curso de Administração e também provocar o desenvolvimento de um estudo de viabilidade para que os alunos, nomínimo, obtenham a compreensão do processo de como colocar em pratica a abertura de uma empresa. Além disso, desenvolver as capacidades empreendedoras adequadas ao novo mercado que se encontra em constante transformação, exigindo assim, cada vez mais, percepção dos novos nichos e de novas oportunidades.

1.1 JUSTIFICATIVA

Nosso plano de negócio dará ênfase à gastronomia aliada ao entretenimento. Foidecidido esse ramo pela necessidade de um ambiente onde estivessem aliados o lazer e uma boa refeição. Outra característica seria o fato da cafeteria ser 24h, algo incomum na cidade de londrina. O plano de negócio ajudará no planejamento estruturado do empreendimento, ajudando nas decisões e resultados. Portanto, sua razão de ser é organizar a implementação do empreendimento, buscando assim,começar a empresa com um planejamento prévio, assim como com o mercado conhecido. A principal vantagem então seria implementar um negócio previamente planejado prevendo assim, as dificuldades e facilidades do nicho de mercado escolhido.

1.2 OBJETIVOS DO PLANO DE NEGÓCIO

1.2.1 Objetivo geral

6

 Desenvolver estudo de viabilidade para implantação de uma cafeteria com um novo conceito na...
tracking img