Cirque du soleil – um exemplo de estratégia e inovação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a adoção de estratégias para promover a inovação dentro do contexto empresarial. Para tal serão abordadas modelos como as cinco forças competitivas, estratégias genéricas e cadeia de valor desenvolvidas por Michael E. Porter.
Os modelos abordados serão aliados a teoria e a realidade empresarial vivenciada pelas práticas inovadoras e bemsucedidas do Cirque du Soleil.
Talvez você possa estar imaginando por que foi escolhido um “circo” para tratar de um tema tão importante como estratégias e inovação no contexto empresarial ao invés de uma grande multinacional montadora de veículos como a Ford ou de softwares de computadores como a Microsoft? Esse “circo” chamado Cirque du Soleil tem nada mais nada menos do que 2.700 empregadosde 40 nacionalidades que falam 25 linguás diferentes com ganhos estimados em US$ 450 milhões sendo que mais de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo já assistiram a pelo menos um de seus espetáculos. Ou seja, o Cirque du Soleil se tornou mais que apenas um circo, hoje é um grande espetáculo permeado por cenários, vestuários e música ao vivo produzidos por seus próprios funcionários na sua sedeinternacional em Montreal com departamentos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e aulas de formação como teatro e artes circenses.
Baseado nesta grande empresa, que diga-se de passagem não tem nada a perder para outras grandes multinacionais, será abordado, através dos conceitos publicados por Porter, como as empresas devem se posicionar e definir suas estratégias através do mercado em que estãoinseridas. Também será feito um mapeamento utilizando a análise das cinco forças competitivas: Grau de rivalidade entre empresas concorrentes; Ameaça de novos entrantes potenciais; Ameaça de produtos substitutos; Poder de barganha dos clientes e Poder de barganha dos fornecedores. Por fim será feita uma análise das estratégias competitivas e da cadeia de valor utilizadas pelo Cirque du Soleil que afaz uma empresa inovadora e de sucesso.
Cinco forças competitivas
I. Grau de rivalidade entre empresas concorrentes
O Cirque du Soleil, através de suas características únicas do seus espetáculos utilizando o ilusionismo, desenvolveu o seu próprio mercado não podendo compará-lo a outros circos, tendo assim um regime de monopólio em um mercado muito específico eliminando qualquer tipo deconcorrentes diretos.

II. Ameaça de novos entrantes potenciais
Ferrari (2005, pg. 2) diz que:
Em um mercado onde as empresas têm forte relacionamento com seus clientes e as barreiras de mudança já estejam devidamente estabelecidas, será muito difícil para um novo concorrente tentar roubar os melhores clientes, pois estes terão que reinventar a relação com o novo fornecedor [...]

O cirque duSoleil, através da sua inovação insuperável e do padrão de qualidade desenvolvido, conquistou um mercado decadente estabelecendo um forte relacionamento com seus clientes. Mesmo que seus espetáculos e turnês estejam mais sofisticados, o Cirque nunca se afastou de suas raízes, a arte de rua, é esse um dos grandes triunfos do circo tornando-se assim muito difícil para qualquer concorrente superá-los eroubar seus melhores clientes.

III. Ameaça de produtos substitutos
Com a utilização do departamento de P&D, onde se desenvolve os cenários e criam-se os figurinos , e do departamento de treinamento dos artistas, o Cirque du Soleil se reinventa e substitui a todo momento seus produtos focados em sonhos e ilusões. Com isso o Cirque du Soleil consegue antecipar as necessidades individuais e degrupos dos seus clientes minimizando possíveis ameaças de produtos substitutos.

IV. Poder de barganha dos Clientes
Para Ferrar (2005, p.1):
“O poder depende da barreira de mudança que um cliente tem para migrar para outro fornecedor [...]”.

No Cirque du Soleil, os espetáculos inovadores são voltados para o cliente. Ao contrário de muitos circos famosos, que têm números com animais, o...
tracking img