Texto formal e informal

Formal
E
Informal

Convivemos em uma sociedade na qual trocamos experiências com as outras pessoas a todo o momento, seja para ensinar ou para aprender com elas. E esta troca de experiências sóé permitida porque podemos utilizar de um recurso muito precioso – a linguagem. Ao falar, usamos a linguagem oral, e para escrever, a linguagem escrita. 

Mas é justamente aí que precisamos saberdiferenciá-las, pois durante a fala, tomamos algumas atitudes que não são permitidas no momento da escrita. Vamos citar algumas? 
Imagine-se conversando com um amigo... você usa gestos, faz algumaspausas, provoca aquele suspense, e até pode usar algumas gírias da “hora”, não é mesmo? E naquele bate papo na Internet? Já sei! Quis aproveitar ao máximo aquele momento e resolveu abreviar aspalavras, não foi? Sem problemas, seu amigo compreenderá tudo perfeitamente. 

Reverta a situação, pois neste momento irá imaginar que precisa fazer aquela redação que a professora solicitou, ou queprecisa se comunicar com o diretor de sua escola. É hora de colocar em prática todo seu conhecimento no que se refere à ortografia das palavras, à construção dos parágrafos, de modo que as ideias seapresentem claras ao leitor, e para que isto aconteça, é preciso escolher cuidadosamente as palavras. Percebeu quanta diferença?!

A partir destes exemplos, entendemos agora a diferença que há entre asduas modalidades, ou seja, a linguagem informal é aquela presente nas conversas do dia a dia, permitindo que utilizemos daquela infinidade de recursos. Já a linguagem formal é um pouco mais complexa,pois está relacionada ao que chamamos de padrão formal, isto é, aquele estilo que é comum a todos nós. Dizemos que é comum pelo fato de que precisamos conhecê-lo bem, e este conhecimento é adquiridode acordo com nossos estudos no que se refere a tudo aquilo que a gramática nos revela por meio das aulas de Língua Portuguesa e, principalmente, com o hábito pela leitura e a prática da escrita. ...
tracking img