Chaves de partida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
De
Equipamentos
Elétricos

Professor: Jauri Correia.
Aluno: Eduardo de Azevedo Fazzano. Nº 09.

* Descreva uma chave de partida direta e quais as potencias liberadas pelaconcessionária de energia.
A chave de partida direta, ou, chave de partida a plena tensão, é a forma mais simples de acionar um motor elétrico. Como o próprio nome já diz, o motor é acionado recebendo desdea partida, momento em que o motor recebe tensão a partir do circuito alimentador, a tensão nominal para o qual foi projetado, ou seja, se a bobina do motor foi projetada para receber 380 Vac, o mesmoreceberá este valor de tensão desde o instante da partida até o regime nominal de funcionamento e assim permanecerá até ser desenergizado.
Segundo o regulamento da maioria das concessionáriasbrasileiras de energia elétrica, baseadas na NBR 5410, um motor elétrico somente poderá partir diretamente, ou seja, a plena tensão quando a potência do motor for igual ou inferior a 5cv sendo o mesmoalimentado por uma rede secundária de alimentação em baixa tensão de 220/127 Vac ou, quando a potência do motor for igual ou inferior a 7,5cv sendo o mesmo alimentado por uma rede secundária de alimentaçãoem baixa tensão de 380/220 Vac, ou ainda, 9%, referida em cavalo vapor, da potência, em KVA, do transformador da subestação rebaixadora.

* Quais são as vantagens desvantagens de uma partidadireta?
Vantagens: equipamentos simples e fácil construção e projeto, conjugado de partida elevado, partida rápida e baixo custo.
Desvantagens: acentuada queda de tensão no sistema de alimentação darede, que ocasiona interferências em equipamentos instalados no sistema, o s sistemas de acionamento (dispositivos, cabos) devem ser superdimensionados, elevando os custos do sistema, imposição dasconcessionárias que limitam a queda de tensão na rede.
* Explique o funcionamento apresentando o diagrama de comando e de força de uma chave de partida direta.
Sendo:
K1 = contator de força com...
tracking img