Encoprese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é encoprese e onde e como surgiu.

O termo "encoprese" (que vem do grego "kopros” = deposição) foi usado por primeira vez por Weissenberg, em 1926, para descrever a incontinência fecal de origem psicológica e não propriamente orgânica, enquanto que o termo "incontinência fecal" era reservado para as patologias orgânicas. Mais tarde, o termo encoprese foi expandido para referir se a ambosos tipos de incontinência, a partir dos clássicos estudos de Levine y cols.
A encoprese é a evacuação repetida de fezes em locais inadequados (roupas ou chão), involuntária ou intencional. Para se fazer o diagnóstico é preciso que esse sintoma ocorra pelo menos uma vez por mês, por no mínimo três meses em crianças com mais de quatro anos. (ou nível equivalente de desenvolvimento)

E como começaa Encoprese?

Quando ocorre a impactação da grande massa de fezes, inicia o vazamento ao redor, sem a criança perceber ou ser capaz de controlar esse vazamento, pois os nervos não estão mais enviando os sinais que regulam a defecação.
É importante ressaltar que há a encoprese não orgânica, adquirida após um período estressor, como por exemplo, um trauma. Embora a encoprese ocorra igualmente emembos os sexos em idade escolar, é importante ressaltar que é três a seis vezes mais comum em meninos.

Causas.

Na maioria das causas é por doenças como.
Constipação= A constipação (prisão de ventre) é caracterizada pela emissão muito rara de fezes, que freqüentemente são duras.
* Hirschsprung = uma anomalia congênita que tem como característica intrínseca a ausência dos neurôniosintramurais dos plexos nervosos parassimpáticos (Meissner e Auerbach), afetando o intestino grosso, 
* malformação anorretal
* trauma
A maioria dos casos de CI crônica é devido a alterações funcionais. Algumas drogas freqüentemente causam constipação, como fenitoína, imipramina, fenotiazinas, preparações contendo ferro, xaropes contendo codeína, vincristina.

Classificação

A constipação intestinalaguda geralmente é secundaria a alterações dos hábitos de vida ou a alterações alimentares ou medicamentosas. Corrigidos estes fatores o hábito intestinal volta ao normal.
Atualmente se classifica a constipação intestinal através dos critérios para classificação de doenças funcionais Desta maneira são definidos de acordo a critérios:
Disquezia do lactente: lactente menor que 6 meses com choroprévio à defecação;
b) Constipação funcional: fezes endurecidas na maioria das evacuações ou freqüência menor que 2 vezes por semana, na ausência de doenças orgânicas.
c) Retenção fecal funcional: lactente de 1 a 16 anos de idade com eliminação de fezes calibrosas, menos que 2 vezes por semana, com postura retentiva, podendo ocorrer escape fecal.
d) Sem retenção fecal: idade superior a 4 anos,evacuação em local e horário inapropriado (encoprese).


Exames
No entanto deve se realizar exame de urina.
Os exames radiológicos usualmente não estão indicados como parte do estudo, mas podem ser uma ferramenta útil nos seguintes casos: para confirmar a presença ou ausência de fezes no intestino.
Exame abdominal e retal, quando a criança se recusa terminantemente a realizar toque retal, emcrianças obesas, e em uma criança que compareça a controle após fazer tratamento com laxantes.

Fisiologicamente

Normalmente a retenção fecal se inicia quando as crianças aprendem a controlar esfíncteres, ou no inicio da idade escolar. Com a retenção, voluntária ou não, que se prolonga no tempo além do devido, as fezes se acumulam no colón chegando a juntar se em grande quantidade, comdiminuição do seu conteúdo de água, o que as torna muito duras e secas. A dificuldade aumenta com o tempo o que leva a criança a reter as fezes voluntariamente, por medo a evacuar (adota uma postura ereta com as pernas juntas, contraindo os músculos pélvicos e glúteos, evitando a defecação). Como conseqüência, o reto se acomoda ao conteúdo, e a urgência para defecar desaparece. Deste modo, as fezes se...
tracking img