Causa e efeito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“CAUSA-EFEITO”: O CORAÇÃO É NOSSO JARDIM


O coração é o nosso jardim e, junto com cada ação, existe uma intenção que é plantada como uma semente. Podemos usar uma faca afiada para cortar alguém; se a nossa intenção é ferir, seremos um assassino. Podemos executar uma ação quase idêntica, mas, se somos um cirurgião, nossa intenção é curar e salvar vidas. A ação é a mesma; noentanto, dependendo de seu propósito ou intenção, tanto poderá ser um ato terrível quanto um ato de compaixão.

Somos chamados a agir noite e dia, sozinhos ou em grupo, em circunstâncias maravilhosas ou enfrentando dificuldades. Como podemos pôr em prática a nossa compreensão interior? Como podemos saber quando nossas ações são sábias? A chave para a ação sábia é a compreensão do binômio“causa-efeito”.

O binômio “causa-efeito” rege os padrões que se repetem através de toda a vida. Nada surge por si mesmo. Cada experiência é condicionada por aquilo que a precede. Desse modo, nossa vida é uma série de padrões inter-relacionados. Compreender a dinâmica deste binômio é fundamental para viver sabiamente no mundo.

O binômio “causa-efeito” existe em níveis diferentes. Seus padrões governam asimensas formas do universo, tais como as forças gravitacionais das galáxias, e os mais sutis e diminutos modos pelos quais, a cada momento, nossas escolhas humanas afetam o nosso estado mental. No nível da vida física, por exemplo, se uma pessoa olha para um carvalho, ela pode ver o “carvalho” manifestando-se em algum dos diferentes estágios de seus padrões vitais. Num determinado estágio docarvalho padrão, o carvalho existe sob a forma de bolota; num estágio subseqüente, ele vai existir sob a forma de árvore nova; noutro estágio, sob a forma de árvore adulta; e, ainda noutro, sob a forma de bolota verde crescendo nessa árvore adulta. Em rigor, não existe o “carvalho” definitivo. Existe apenas o carvalho padrão através do qual certos elementos seguem as leis cíclicas do binômio“causa-efeito”: um arranjo específico de água, minerais e a energia solar que o transforma, infinitas vezes, de bolota em árvore nova e depois em árvore adulta.

De modo semelhante, as tendências e hábitos da nossa mente são padrões que repetimos infinitas vezes, como bolota e carvalho.

Vivemos num oceano de padrões condicionadores que repetimos infinitas vezes e, ainda assim, raramente notamos esse processo.Podemos compreender com mais clareza o funcionamento do binômio “causa-efeito” na nossa vida se olharmos esse processo nas nossas atividades comuns e observamos como os padrões repetitivos da nossa mente afetam o nosso comportamento. Por exemplo, nascidos numa certa cultura em determinada época, assimilamos determinados padrões de hábitos. Se nascemos numa taciturna cultura pesqueira, aprendemosa ser calados. Se crescemos numa cultura mediterrânea mais expressiva, talvez expressemos nossos sentimentos com gestos amplos e tenhamos uma maneira de falar espalhafatosa. Nossas relações sociais, com os pais, escolares e condicionamentos lingüísticos – criam padrões completos de consciência que determinam o modo como vivenciamos a realidade e o modo como nos expressamos.

Esses padrões etendências são, muitas vezes, bem mais fortes do que as nossas intenções conscientes. Quaisquer que sejam as circunstâncias, são velhos hábitos que irão criar o modo como vivemos. Lembro ter ido visitar minha avó num prédio de apartamentos exclusivo para idosos. A vida ali era tranqüila e sedentária para a maioria dos moradores. O único lugar onde algo acontecia era no saguão, e os moradores interessadosiam até lá para observar quem entrava e saía. No saguão, havia dois grupos de pessoas. Um grupo sentava-se ali regularmente e se divertia jogando cartas e cumprimentando todos os que passavam. Tinham um relacionamento agradável e amistoso entre si e com as circunstâncias à sua volta. Do outro lado do saguão, ficavam as pessoas que gostavam de reclamar. Para elas, havia algo errado em todo...
tracking img