Caso microvlar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALGUNS CASOS - MEDICAMENTOS
CASO MICROVLAR
(Escândalo que ficou conhecido como a pílula de farinha)

Caso:
Entre 12 de janeiro e 21 de abril de 1998, a Schering testou uma nova embalagem,usando pílulas bobas, que mais tarde foram remetidas a outra empresa, para incineração. Supõe-se que uma quantidade de cartelas foi roubada e revendida a algumas farmácias, este número pode ter chegado a600mil comprimidos. O laboratório não dispõe de prova de que furto, assim como não sabe quando aconteceu, ou quantas cartelas sumiram.
Dos fatos:
Gravidezes indesejadas, muitas colocando as mãesem risco de vida.
Das Indenizações:
- 201 mães receberam à época R$ 8.000,00 para custear parto e enxoval dos bebes e continuaram brigando na justiça.

- Em fevereiro de 1999, a Schering foicondenada a pagar R$ 1 milhão, por danos morais e materiais, para indenizar pelo menos sete mulheres que engravidaram enquanto tomavam as pílulas. Essa foi à primeira ação proposta contra a Schering e asegunda derrota da empresa na justiça, que no ano anterior obteve determinação da 10ª. Vara da Fazenda para que colocasse a disposição da população uma equipe medica neutra, sem custo algum para asconsumidoras, apta a fornecer informações sobre o ocorrido e acerca dos riscos da utilização de placebos, promovendo exames médicos e clínicos necessários.

Da pena:
- A empresa também foiobrigada a veicular por um mês, em rádio, TV e jornais de grande repercussão, esclarecimentos de maneira acessível a qualquer faixa da população, sobre formas de identificar lotes e medicamentos irregulares,os riscos de sua utilização e o procedimento para contatar a equipe médica e os serviços disponibilizados, com telefone e endereço acessíveis gratuitamente.
- Posteriormente, em março de 1999, olaboratório foi compelido judicialmente pelo juiz da 10ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, a fazer um Recall que é o ato de chamar a atenção dos consumidores para a existência de determinado...
tracking img