Caso gol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercício: Estudo de Caso – GOL

1) Segundo Albert Humphrey, a análise SWOT consiste no estudo do cenário externo e da realidade interna de uma organização. Esse tipo de medida é de fundamental importância para iniciar um projeto importante e, principalmente, para criar acoes estratégicas em momentos de incerteza, porque nos permite conhecer os fatores favoráveis e desfavoráveis que omercado apresenta, além de situar a organização dentro do seu real contexto. O termo SWOT é uma sigla em inglês, que representa um sistema de Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaçãs (Threats). Dessa forma, é possível a identificação da posição estratégica da empresa no ambiente em questão.
Analisando a empresa Gol no ambiente da época final de 2003, épossível descrever a análise SWOT a seguir:
Oportunidades:
* Globalização: possibilitou a identificação do que dava certo nas low fares europeias e norte-americanas e adaptação à realidade brasileira.
* Enfraquecimento do intervencionismo governamental: com o liberação total dos preços domésticos praticados pelo mercado no final de 2001, possibilitou a GOL a prática de preços mais atrativospara os consumidores.
* Concentração dos fabricantes de aeronaves: com apenas quatro fornecedores, é possível aumentar o poder de barganha na hora de adquirir uma aeronave.
* Concentração de fornecedores de combustíveis: com apenas dois fornecedores de combustíveis, o poder de barganha também é maior.
* Popularização da internet: surgimento de um novo canal de vendas possibilita oacesso ao consumidor final mais facilmente, reduzindo assim custos.
* Transporte aéreo se tornando substituto de outros produtos: com o modelo “low-cost, low-fare” praticado pela GOL, um maior número de consumidores do segmentos de transporte rodoviário passou a utilizar o transporte aéreo.
* Excesso de mão de obra especializada: com a crise do setor, as outras empresas acabaram demitindoseus funcionários mais experientes e treinados.
Ameaças:
* Alta rivalidade entre concorrentes: ambiente setorial dominado por grandes e tradicionais empresas.
* Concorrentes internacionais: dificuldade de atuar no segmento internacional.
* Crise do setor: dificuldade de crescimento.
* Aumento do temor ao terrorismo: queda da demanda por transporte aéreo.
* Demanda emcrescimento lento: poucos consumidores entrando no mercado.
* Exposição às variáveis do macroambiente: vínculo forte de custos direta ou indiretamente ligado ao dólar americano.
Forças:
* Formato operacional mais moderno: introdução de novos equipamentos da linha Boeing passava necessariamente para GOL, logo ela possuía aeronaves mais modernas.
* Prática de preços mais baixos 30% menores:atrativo para os consumidores
* Tamanho médio de suas aeronaves maior: diminuição do custo por voo com o aproveitamento maior de seus voos.
* Operar acima do break-even operacional: conseguir manter um nível saudável para o caixa da empresa, enquanto que as outras empresas do setor somente vivenciam prejuízos.
* Sem a necessidade de grandes gastos com treinamento: contratação de mão deobra especializada disponível no mercado.
* Credibilidade com autoridades aeronáuticas: possibilitou firmar vantajosos contratos de seguros.
* Critérios de contratação alinhados com a necessidade do mercado: profissionais recentemente contratados sob critérios mais modernos do que praticado pelos concorrentes.
* Implementação de um programa de qualidade: conseguiu conquistar um bomnível de qualidade percebida pelos clientes.
* Implementação de sistema de participação nos resultados: gerando uma motivação maior para os funcionários.
* Melhor desempenho da cadeia de valor: gerou menores gastos com serviços ao passageiro, menores despesas comerciais e despesas administrativas.
Fraquezas:
* Falta de pontualidade: característica percebida pelos clientes como...
tracking img