Empreendedorismo social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Serviço Social
Empreendedorismo Social

Alunas: Jemima Ferreira e Ferreira de Amorim
Geórgia Bezerra Gonçalves
Janaína Oliveira da Silva Rocha
Wivian Lígia de Oliveira

Distrito Pilar – 2010

UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

Alunas: Jemima Ferreira e Ferreira de Amorim
Geórgia BezerraGonçalves
Janaína Oliveira da Silva Rocha
Wivian Lígia de Oliveira
Professores: Márcia Bastos de Almeida, Sergio de Goes Barboza, Adarly Rosana Moreira Goes e Giane Albiazetti

Disciplina: Seminário Temático I

Venho por meio deste, comentar sobre o Empreendedorismo Social.

DistritoPilar – 2010
SUMÁRIO

Introdução ______________________________________________1
Desenvolvimento ________________________________________2
Conclusão _____________________________________________5
Referências Bibliográficas ________________________________6

INTRODUÇÃO
Empreendedores sociais são os reformadores e revolucionários, mas com uma missão social. Eles realizam mudanças fundamentaisna forma como as coisas são feitas no setor social. Suas visões são arrojadas e atacam as causas básicas dos problemas, ao invés de apenas trata os sintomas.
Eles muitas vezes reduzem as necessidades, ao invés de apenas identificá-las, criando mudanças sistemáticas e melhorias saudáveis. Ainda que possam agir localmente, suas ações têm o potencial de estimular melhorias globais nas suas áreasescolhidas de atuação: educação, saúde, desenvolvimento econômico, meio ambiente, arte e cultura ou qualquer outro campo do setor social.
Os empreendedores sociais têm o papel de agentes de mudanças no setor social por adotar uma missão de gerar e manter o valor social, não apenas valor privado, reconhecendo e buscando implacavelmente novas oportunidades para servir tal missão, com engajamento numprocesso de inovação, adaptação e aprendizado contínuo, agindo de modo arriscado, sem se limitar pelos recursos disponíveis exibindo um elevado senso de transparência para com seus parceiros e público, através dos resultados obtidos.


DESENVOLVIMENTO
Nas ultimas décadas, a humanidade vem adquirindo a consciência de que é necessário agir para que tanto o meio ambiente quanto as diversasclasses sociais não sejam prejudicados com o progresso e o avanço da tecnologia, surgindo assim o empreendedorismo social.
O empreendedorismo social visa à melhoria da sociedade, lançando mão de medidas que podem ser ao mesmo tempo lucrativas e sociais. O empreendedor trabalha para conseguir lucro, estabelecendo medidas e estratégias onde geram resultados financeiros positivos, já o empreendedorsocial trabalha para conseguir resultados positivos dentro de uma sociedade, estabelecendo medidas e estratégias que possam gerar um retorno social e ambiental positivo.
Hoje o empreendedor social busca implantar nas comunidades medidas sustentáveis que possam conciliar avanços tecnológicos e outros progressos com um meio ambiente saudável, e boas condições de vidas para todos.
É uma área degrande importância para o meio ambiente e para a população que dele desfruta, pois ganha apoio para a conservação e utilização racional dos recursos naturais e base para a melhoria de vida.
A idéia de empreendedorismo social teve grande resistência inicial, tratando-se de uma expressão que se encaixa melhor na atualidade. Ela combina a paixão por uma missão social com a imagem de disciplina, inovaçãoe determinação, comumente associada a negócios comercias privada, como por exemplo, os pioneiros da alta tecnologia do Vale do Silício na Califórnia.
Nosso tempo esta certamente mais maduro para uma abordagem empreendedora aos problemas sociais, pois muitos esforços governamentais e filantrópicos falharam frente a as nossas expectativas. Muitas das organizações do setor social são muitas...
tracking img